Rio Paraguai sobe 28 centímetros e inunda estrada em Porto Murtinho
No domingo, o rio estava com 494 centímetros, sendo que o pico alcançado em 24 horas foi de 522 cm
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chuvas elevam nível do Rio Paraguai e causam inundação em estrada de MS. A MS-195, que liga Porto Murtinho à Colônia Ingazeira, foi inundada após o rio subir 28 centímetros, atingindo 522 cm na régua de Porto Murtinho. A situação preocupa, mas ainda não atingiu os níveis de alerta (640 cm) e emergência (700 cm). Previsão de mais chuvas e tempo instável em Mato Grosso do Sul. Uma frente fria, área de baixa pressão atmosférica e cavados contribuem para a instabilidade. Temperaturas variam entre 14°C e 27°C em diferentes regiões do estado. Isla Margarita, no Paraguai, também registra nível alto do rio, mas sem atingir residências devido à arquitetura elevada das construções.
Com as chuvas do último fim de semana, o nível do Rio Paraguai subiu e inundou a MS-195, que dá acesso a Colônia Ingazeira, região sul de Porto Murtinho.
Conforme informações da Sala de Situação do Imasul (Instituto Estadual de Meio Ambiente), na régua de Murtinho, o rio subiu 28 centímetros.
No domingo (27), o rio estava com 494 centímetros. Já nesta segunda-feira (28) subiu para 513 cm, sendo que no pico atingiu 522 centímetros.
A região entra em alerta quando atingir 640 cm e em situação de emergência, quando chegar ao nível de 700 cm.
Já na paraguaia Isla Margarita, que fica de frente para Mato Grosso do Sul, o vídeo enviado ao Campo Grande News mostra o rio cheio, mas ainda não chegou na calçada das casas. Por lá, o modelo de construção elevado é uma necessidade arquitetônica para casos de cheia.
O boletim diário do Imasul indica previsão de mais chuva para esta segunda-feira, com tempo instável e possibilidade de raios e rajadas de vento.
“Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e a passagem de cavados em médios níveis da atmosfera”.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 14°C e 17°C e máximas entre 22°C e 24°C para as regiões sul, cone sul e Grande Dourados.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 18°C e 22°C e as máximas entre 25°C e 27°C.
Nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 19°C e 22°C e máximas entre 24°C e 26°C. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar entre 19°C e 27°C.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.