ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Rios sobem com chuva e comportas são fechadas para evitar alagamentos

Apesar da elevação no nível do Rio Paraguai, a cidade de Porto Murtinho não sofreu nenhum impacto

Por Bruna Marques | 24/04/2025 11:00
Rios sobem com chuva e comportas são fechadas para evitar alagamentos
Imagem aérea do Rio Paraguai, em Porto Murtinho (Foto: Toninho Ruiz)

Nas últimas 24 horas, o município de Porto Murtinho, localizado a 439 quilômetros de Campo Grande, registrou 18 milímetros de chuva, conforme dados consolidados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) às 7h50 desta quinta-feira (24). As comportas do Rio Paraguai foram fechadas pela prefeitura para evitar alagamentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nas últimas 24 horas, Porto Murtinho, MS, registrou 18 mm de chuva, elevando os níveis dos rios Apa e Paraguai, que ameaçam transbordar. O rio Paraguai sobe 16 cm por dia, mas a cidade não sofreu danos, segundo o prefeito Nelson Cintra, que destacou medidas preventivas como o fechamento de comportas. A previsão é de mais chuvas e máxima de 27°C. Em Aquidauana, o tempo está seco após chuva fraca, com máxima de 29°C. Bonito espera pancadas de chuva e 26°C, enquanto Miranda teve chuva na madrugada e máxima de 27°C. A situação está sob controle, sem necessidade de acionar a Defesa Civil.

As precipitações intensas têm provocado a elevação dos níveis dos rios Apa e Paraguai, que cortam a região. O Rio Apa, situado a cerca de 54 quilômetros da área urbana, já apresenta sinais de cheia. A situação é ainda mais preocupante no Rio Paraguai, cujas águas estão subindo, em média, 16 centímetros por dia, segundo monitoramento local — o que liga o sinal de alerta para possível transbordamento.

A previsão do tempo para hoje em Porto Murtinho indica clima instável, com máxima de 27°C e possibilidade de mais chuvas ao longo do dia.

Apesar da elevação no nível do Rio Paraguai, a cidade de Porto Murtinho não sofreu nenhum impacto, segundo o prefeito Nelson Cintra (PSDB). "Nenhum estrago, como a drenagem estava seca e baixa, não causou nenhum problema na cidade, graças a Deus", afirmou. De acordo com o prefeito, medidas preventivas foram tomadas para evitar transtornos à população.

"Fechamos a comporta para não entrar a água na cidade", explicou. Mesmo com a possibilidade de o rio subir até seis metros, Cintra garantiu que a situação está sob controle. "Pode subir o nível da água, mas não está entrando na cidade. Não é assunto que precise acionar a Defesa Civil, sem perigo", completou.

Outros municípios da região também apresentam variações climáticas. Em Aquidauana, a quinta-feira amanheceu com céu nublado e uma chuva fraca nas primeiras horas da manhã. No momento, o tempo está seco e a máxima prevista é de 29°C.

Já em Bonito, o tempo permanece nublado, com previsão de pancadas de chuva durante o dia e temperatura máxima de 26°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Miranda, choveu na madrugada, entre 3h30 e 5h, mas não há registro de ocorrências relacionadas ao clima. O céu permanece encoberto, e a máxima prevista para o município é de 27°C.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias