ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 30º

MiAuNews

Após reportagem, protetora resgata 2 cães e pede ajuda para tratamento

Animais estavam debilitados e infestados de carrapatos; abrigo cuida de mais de 100 resgatados

Por Viviane Oliveira | 21/11/2025 10:32


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A protetora de animais Sandra Costa Luiz de França resgatou dois cachorros abandonados em área de mata na Rua Corguinho, em Campo Grande, após reportagem do Campo Grande News. Os animais foram encontrados extremamente debilitados e infestados de carrapatos, com um deles impossibilitado de se levantar.Os cães iniciaram tratamento contra a doença do carrapato, previsto para 28 dias, e já apresentam sinais de melhora. Sandra, que mantém mais de 100 animais no Abrigo São Francisco, solicita doações de medicamentos, ração e auxílio financeiro para continuar o tratamento, que pode ser feito via PIX.

No começo da semana, a protetora de animais Sandra Costa Luiz de França resgatou dois cachorros abandonados em uma área de mata na Rua Corguinho, próximo à Casa de Evangelização São Francisco de Sales, em trecho sem asfalto atrás da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande. Ela chegou ao local após ser avisada por um amigo que viu matéria do Campo Grande News pedindo ajuda para salvar os animais. O vídeo acima registra o momento em que os cães já estavam no carro, a caminho do abrigo.

Ao encontrá-los, Sandra viu que os cães estavam extremamente debilitados e infestados de carrapatos. Um deles estava tão fraco que não conseguia se levantar. “Já tirei todos os carrapatos”, relatou. A protetora afirmou ainda que não consegue levar os animais a uma clínica porque está devendo atendimento veterinário.

Os dois iniciaram tratamento contra a doença do carrapato, previsto para durar 28 dias, mas a medicação está acabando. Apesar das condições, os cães já apresentam sinais de melhora. “Aquele que não levantava já está ficando em pé. Estão mais espertinhos”, disse.

Para dar continuidade ao tratamento, Sandra precisa de medicamentos como doxiciclina 100 mg, usada para tratar infecções bacterianas; eritropoietina, indicada para anemia severa; e Simparica, utilizado na prevenção de carrapatos e pulgas.

O abrigo também enfrenta falta de ração. Localizado no Jardim Seminário, próximo à UCDB, o Abrigo São Francisco mantém mais de 100 animais, número que cresce diariamente. “Eles têm muita fome e os gastos só aumentam”, afirma Sandra. Ela ainda precisa realizar exames nos cães para diagnosticar possíveis doenças, como leishmaniose, e reforça que dependerá de ajuda financeira para custear os procedimentos.

Doações de ração, medicamentos ou contribuições em dinheiro podem ser feitas pelo PIX (sistema de pagamento instantâneo) 67 99334-2231, em nome de Sandra Costa Luiz de França.

Após reportagem, protetora resgata 2 cães e pede ajuda para tratamento
Cachorros que foram resgatados pela proterora (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.