Calopsita "Neguinho" desaparece e deixa companheira cega desorientada
Calopsitas estão há dois anos juntos; Neguinho subiu em pé de acerola e conseguiu acessar o telhado da casa
A ajudante florestal Juliane Medina Cardoso Ferreira, de 23 anos, está à procura do animal de estimação da família, uma calopsita chamada Neguinho, que desapareceu no início da tarde de sábado (19), no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. O sumiço ocorreu após a ave subir em um pé de acerola e alcançar o telhado da residência, que fica na Rua Pinheiro Machado, nas proximidades da Rua Canta Galo.
Segundo Juliane, o animal tem acesso livre entre a gaiola e o quintal, hábito rotineiro na casa. “Nunca aconteceu dele subir até o topo da casa. Mas ontem, como estava garoando e ele gosta muito de água, acredito que tenha se empolgado e subido. Esperei ele voltar por conta própria, mas quando a chuva parou, ele já não estava mais lá”, conta.
Desde então, a família tem feito buscas pela vizinhança e divulgado o desaparecimento nas redes sociais, mas até o momento, não teve nenhuma informação sobre o paradeiro da ave. A situação se torna ainda mais delicada por causa de outra calopsita da casa, "Manguinha", que é cega e dependia de Neguinho para se orientar.
“Ela é idosa, cega dos dois olhos, e o Neguinho era como um guia para ela. Agora ela fica gritando, chamando por ele... É de cortar o coração. Eles sempre foram muito unidos. Estamos desesperados com essa situação”, desabafa Juliane.
Apesar de ser dócil, Neguinho é arisco e costuma aceitar contato apenas com os tutores. Por isso, a recomendação é que qualquer tentativa de resgate seja feita com cuidado. Como forma de agradecimento, a família oferece uma gratificação a quem ajudar a localizar ou devolver o animal.
“Ele é o xodó da casa. Não foi um descuido, porque eles vivem soltos aqui e sempre voltam. A gente acredita que ele se assustou ou foi viver uma ‘aventura’ nova, mas agora só queremos que ele volte. Se alguém estiver cuidando dele ou souber onde está, por favor, entre em contato”, pede.
Informações sobre o paradeiro de Neguinho podem ser repassadas diretamente à família, pelo contato (67) 99971-4324.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.