ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 26º

MiAuNews

Patê queridinho dos gatos some das prateleiras, mas receita caseira salva

Após relatos da falta de churu, patê importado febre entre os felinos, veterinário ensina como susbtituir

Por Idaicy Solano | 09/01/2025 06:50
Patê queridinho dos gatos some das prateleiras, mas receita caseira salva
O patêzinho favorito dos felinos está em falta, mas receitas caseiras de veterinários salvam a pele dos tutores (Foto: Divulgação/INABA)

Cadê o churu? O patê queridinho dos felinos parece ter 'sumido' das prateleiras das lojas de Campo Grande, e após receber relatos de mães e pais de pets se questionando sobre o paradeiro do produto, o Lado B decidiu ir atrás do motivo. Além disso, para não deixar os gatinhos na mão, também trouxemos opções de receitas caseiras e saudáveis, para 'salvar' a pele dos tutores.

Em Campo Grande, a reportagem procurou pelo produto em pets shops, mas não encontrou. Segundo a equipe de comunicação do Pets, o patê da marca importada começou a estar em falta no segundo semestre de 2024. Em outra loja consultada, a informação foi de que não havia previsão para o reabastecimento.

Nas redes sociais da INABA, a distribuidora do churu no Brasil, a empresa informou aos consumidores que o motivo da falta do patê nas prateleiras da várias cidades, se deve a um problema de importação. "Houve um imprevisto com nosso operador logístico, que resultou em atrasos no processo de importação da linha Churu, causando uma indisponibilidade temporária", diz parte da nota.

No entanto, a empresa assegurou que estão procurando resolver o problema e que o produto em breve deve voltar a ficar disponível.

Quais os benefícios de consumir o patê? 

A médica veterinária Gabrielly Gomes, especializada em nutrição para cães e gatos, destaca que dentre os benefícios do patê para felinos, estão: auxiliar na hidratação devido ao seu alto teor de umidade; possuir alta palatabilidade, ajudando em casos de gatos mais seletivos; além de facilitar o consumo para animais com dificuldades de mastigação devido à sua textura macia.

No entanto, não pode haver exageros. Os malefícios do consumo exagerado pode incluir alteração de peso quando consumido em quantidades inadequadas, e deficiências nutricionais quando patês específicos são oferecidos em excesso, ultrapassando a quantidade permitida.

A profissional destaca que o patê é recomendado para gatos saudáveis, além de ser uma boa opção para felinos com problemas dentários ou apetite seletivo. "Caso seu gato tenha alguma doença ou esteja acima do peso, procure a orientação do médico veterinário para verificar se o uso do patê é permitido, quais quantidades devem ser oferecidas e qual tipo de patê é mais adequado, pois existem patês específicos para algumas condições de saúde", destaca.

Sachês e patês não substituem a ração 

O médico veterinário, especialista em nutrição de cães e gatos, Gabriel Pascoski, de 25 anos, orienta que alimentos como patês, sachês e petiscos devem ser regulados, e não podem substituir a ração, pois os gatos precisam de alimentos completos.

Esses alimentos, no entanto, podem ser utilizados para agradar os gatinhos e estimular eles a serem ativos ao oferecê-los como recompensa em brincadeiras, por exemplo.  "O consumo moderado desses alimentos vem com o benefício de estímulo ao pet se manter ativo e melhorar o consumo de água".

O médico veterinário também alerta que o consumo exagerado desses alimentos pode causar aumento de peso, disfunções nutricionais, alterações em cavidade oral e problemas de comportamento. Por isso, é importante disponibilizar os patês com cautela, e garantir a nutrição adequada dos animais.

Churu faz falta? Receitas caseiras salvam 

Se seu gatinho não vive sem o patê, o médico veterinário Gabriel Pascoski e a médica veterinária Gabrielly Gomes ensinam abaixo uma receita rápida e prática, para garantir o lanche dos felinos. No entanto, o profissional alerta para evitar exageros na quantidade consumida, e orienta a sempre manter as receitas caseiras alinhadas com as condições de saúde dos pets.

Patê com frango e cenoura 

Ingredientes:

  • 200g de Chuchu sem casca
  • 200g de Batata Inglesa sem casca
  • 100g de cenoura
  • 300g de Peito de Frango

Modo de preparo:

  • Retire a casca do chuchu e da batata
  • Corte todos os ingredientes em pequenos cubos
  • Coloque na panela de pressão e coloque água até cobrir os alimentos
  • Deixe cozinhar até pegar pressão, e logo que pegar, retire os alimentos da panela e bata no liquidificador

Dica do veterinário: Caso queira com mais ou menos consistência adicione água. Separe em um pequeno pote e deixe esfriar para oferecer

Atenção: o alimento se mantém adequado por até 2 dias na geladeira ou até 7 dias no congelador.

Patê de frango com abóbora cabotiã

Ingredientes:

  • 50g de chuchu cozido
  • 10g de aveia em flocos
  • 13g de óleo de soja
  • 100g de abóbora cabotiã cozida
  • 230g de peito de frango cozido
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de cúrcuma

Modo de preparo:

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente
  • Bata no liquidificador ou mixer até obter uma textura cremos

Dicas da veterinária: Armazene na geladeira, com validade de 3 a 5 dias. Também pode ser congelado. Caso seu gato prefira uma textura mais líquida, adicione 50ml de água até atingir a consistência desejada.

Atenção: Um gato de 5kg no peso ideal pode receber no máximo 20g dessa receita por dia. Fonte da receita: Lincoln Coronel.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias