Playlists para cães ajudam a reduzir estresse e melhorar bem-estar
Elas auxiliam nas mudanças de rotina, visitas ao veterinário ou até mesmo a solidão quando os donos saem
Se para nós uma música calma é capaz de transformar o humor, para os cães ela pode ser a diferença entre um dia de estresse e uma noite tranquila de sono. Nessas horas, playlists criadas especialmente para pets têm sido aliadas no bem-estar animal e ajudam a minimizar os impactos de mudanças de rotina, visitas ao veterinário ou até mesmo a solidão quando os donos saem para trabalhar.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
“Já sabemos que essas músicas ajudam em situações de estresse, por exemplo, em momentos em que o cão fica sozinho em casa, ajudando no controle da ansiedade por separação; em datas comemorativas, em que ocorrem barulhos de fogos que assustam vários animais e podem até ser gatilho para convulsões. Um som calmo e familiar ajuda a abafar esses barulhos que causam medo”, explica Natielly Chimenes, médica veterinária, especialista em neurologia pet.
Além disso, as playlists encontradas tanto no YouTube quanto em streaming, como o Spotify, são usadas até durante procedimentos veterinários para proporcionar um ambiente calmo e acolhedor para os cães.
“Hoje em dia, se pensa muito no bem-estar deles, então todas as ferramentas que temos disponíveis utilizamos na rotina para tentar tornar o atendimento veterinário o menos estressante possível, e a música é uma dessas ferramentas. Geralmente são playlists com músicas em frequências já comprovadas que têm a capacidade de relaxamento para os cães.”

O recomendado para esse momento de calma com os bichinhos é manter a frequência da música em ritmo lento e baixo, entre 50 a 70 BPM (batidas por minuto): semelhante ao batimento cardíaco em repouso. Isso ajuda o animal a entrar em um estado de calma. Músicas clássicas, principalmente peças com piano ou violão, sem mudanças bruscas de volume, também são bem-vindas.
As playlists são pensadas com frequências específicas, cientificamente comprovadas para trazer relaxamento. Entre as queridinhas dos cães estão os clássicos Beethoven e Mozart e os sons da natureza, como água corrente e vento. É importante lembrar que músicas com batidas muito rápidas, agudas ou com muitos graves fortes podem gerar agitação, portanto são descartadas.
“Isso também auxilia para que eles consigam dormir com mais tranquilidade. Algumas clínicas utilizam bastante nas internações para que os pacientes fiquem calmos e consigam relaxar e dormir em um ambiente que é estranho e diferente do que eles estão habituados. Músicas clássicas são as mais utilizadas. Sons da natureza também são bastante usados.”
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.