ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Aprovado auxílio-invalidez a servidores aposentados do Judiciário

Sessão desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, foi marcada para votação de três matérias

Por Gabriela Couto | 26/03/2025 13:50
 Aprovado auxílio-invalidez a servidores aposentados do Judiciário
Sessão ordinária desta quarta-feira (26) no Plenário Julio Maia (Foto: Luciana Nassar)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram três proposições, entre elas, um projeto de lei importante que beneficiará servidores aposentados do Poder Judiciário.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou projeto de lei que concede auxílio-invalidez a servidores aposentados do Poder Judiciário que necessitam de assistência permanente. A proposta, de autoria do Tribunal de Justiça, garante o benefício sem vinculação ao sistema previdenciário, adequando-se à Emenda Constitucional 103/19. Na mesma sessão, foram aprovados outros dois projetos: um que declara utilidade pública o Instituto Marilia Sobotika Lugli, em Campo Grande, e outro que concede título similar à Associação Handebol Clube Pantaneiros, de Coxim.

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei 1/25, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado, que trata da concessão de auxílio-invalidez para servidores aposentados por incapacidade permanente e que necessitam de assistência contínua de outra pessoa.

A proposta visa garantir o direito ao auxílio sem vinculação ao sistema previdenciário, em conformidade com a Emenda Constitucional 103/19, que alterou as regras dos benefícios previdenciários, limitando-os às aposentadorias e pensões por morte no âmbito dos regimes próprios de previdência.

Além disso, em discussão única, também foram aprovados dois projetos de lei. Um deles, o 4/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que declara de utilidade pública estadual o Instituto Marilia Sobotika Lugli – Projeto Amar MSL, com sede em Campo Grande. O projeto visa reconhecer e fortalecer a atuação da instituição no estado.

Já o projeto de lei 15/25, do deputado Junior Mochi (MDB), concede o título de utilidade pública estadual à Associação Handebol Clube Pantaneiros, localizada em Coxim. A proposta busca reconhecer o trabalho da associação no desenvolvimento e promoção do esporte na região.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias