Com registro negado, Freixes recorre e mantém campanha
Apesar de ter a candidatura impugnada e o registro negado pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), o ex-prefeito e ex-deputado Raul Freixes (PTdoB) mantém a campanha em Aquidauana e outros municípios. Ele está recorrendo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A informação é do advogado de defesa Péricles Soares Filho, em entrevista à FM Pan, de Aquidauana - rádio que pertence ao próprio candidato impugnado.
"A condenação não é definitiva, recorremos ao TSE em relação à decisão do TRE e vamos aguardar o julgamento final, enquanto isso Raul Freixes continua em campanha pelos municípios de Mato Grosso do Sul", afirmou o advogado.
Já Raul Freixes disse, segundo o site Aquidauana News, que a impugnação de sua candidatura é de interesse de um grupo político de Aquidauana que, segundo ele, o persegue há muitos anos. "Nada vai impedir que continue a defender os interesses dos mais humildes que confiam no meu trabalho".
O registro de Freixes foi negado por unanimidade pelo TRE e com parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral.
Contra o político pesam a falta de descompatibilização dele da rádio no prazo legal; contas rejeitadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União); falta de quitação eleitoral (pagamento de multa eleitoral tardia, após o prazo); e não apresentação dos documentos referentes a todos os 36 processos cíveis e criminais a que responde.