ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Política

Congresso promulga PEC que muda data de posse de presidente e governadores

Votos para mulheres e negros serão contados em dobro para divisão de fundos eleitoral e partidário

Adriel Mattos | 28/09/2021 18:37
Promulgação foi durante sessão solene conjunta das duas Casas legislativas. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Promulgação foi durante sessão solene conjunta das duas Casas legislativas. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (28) a Emenda Constitucional 111, que consolidou uma nova reforma eleitoral. Entre as principais mudanças, a posse do presidente da República passa para 5 de janeiro em 2027 e dos governadores no dia 6.

Os votos para candidatos negros e mulheres serão contados em dobro para distribuição dos recursos dos fundos eleitoral e partidário nos pleitos de 2022 a 2030. Ficou determinado ainda que não perderão o mandato deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que se desfiliarem, com o aval da legenda, do partido pelo qual foram eleitos.

Além disso, a emenda determina a realização de consultas populares sobre questões locais junto com as eleições municipais. Essas consultas terão que ser aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral em até 90 dias antes da data das eleições.

As manifestações dos candidatos sobre essas questões não poderão ser exibidas durante a propaganda gratuita no rádio e na televisão. Todas as novas regras valem já para as eleições de 2022.

Nos siga no Google Notícias