Em Brasília, André Puccinelli cobra definição no Incra
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, esteve agora há pouco com o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, em Brasília.
Acompanhando do senador Waldemir Moka e da secretária de Produção do MS, Tereza Cristina Correa, o governador discutiu a situação do Instituto no estado, sem superintendente desde o ano passado, e reforçou a intenção de manter parceria com o órgão.
“Procuramos o presidente do Incra para dizer que estamos aptos a continuar a parceria, no sentido de agilizar os 6 mil processos que precisam de certificação, além das re-ratificações das terras de fronteira”, disse Puccinelli, na saída do encontro.
O governador disse esperar uma definição rápida sobre o nome do novo superintendente, que pode ser decidido ainda hoje em reunião entre o presidente do Incra e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. “Não queremos nos meter na indicação. Queremos a parceria do governo federal. Os produtores estão sendo penalizados. Temos cerca de 20 mil propriedades com problemas pendentes”, destacou o governador.
Mais cedo, Puccinelli esteve no Ministério da Educação, para reivindicar a liberação de recursos da ordem de R$ 75 milhões para o Programa de Articulação Regionalizada (PAR), que prevê reformas, ampliações e construção de novas escolas.
O governador pediu pressa para que os projetos que já estão sendo analisados possam ser finalmente empenhados e pagos. “Acredito que o ministro (da Educação) Fernando Haddad dinamizará, dentro das limitações do corte orçamentário do governo federal, a liberação da verba”, afirmou Puccinelli, ressaltando que o governo do estado destinará ao projeto cerca de duas vezes mais que o recurso solicitado ao MEC. O dinheiro será destinado ao exercício de 2011.
Agora à tarde, Puccinelli tem encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mas o governador não adiantou o assunto a ser tratado. “Fui chamado para uma conversa política”, limitou-se a dizer.