Governo se alia ao Sebrae em iniciativa para desenvolver municípios
Programa Municipalismo Ativo fará diagnóstico para identificar ações a incentivar e reduzir desigualdades

O Governo do Estado se aliou ao Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) em uma iniciativa para fazer uma radiografia dos municípios com a finalidade de identificar gargalos e potencialidades e buscar ações que auxiliem no desenvolvimento, dentro do programa Municipalismo Ativo. Um convênio foi firmado, por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, envolvendo destinação de R$ 4,9 milhões, sendo R$ 3,1 milhões destinados pelo Executivo Estadual e a diferença pelo Sebrae.
O extrato foi publicado no Diário Oficial, apontando a vigência da parceria até 30 de abril de 2026. Conforme o Governo divulgou, o desafio é reduzir situações de desigualdades regionais. A partir do diagnóstico de todos os 79 municípios será possível identificar ações locais para auxiliar as prefeituras.
- Leia Também
- Riedel promete mais obras no interior ao entregar aeroporto em Naviraí
- Programa de municipalismo será lançado em outubro com 3 prioridades
Esse levantamento vai buscar as dificuldades, por exemplo, nos serviços de saúde, infraestrutura urbana e na educação. Para a economia, a ideia é identificar potenciais atividades geradoras de emprego e renda.
Responsável pela pasta que comanda o projeto, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, apontou que um levantamento seguro de dados vai ancorar as ações. “O Programa Municipalismo Ativo vai apoiar o desenvolvimento local e fazer uma gestão orientada para os resultados através de plataforma de dados voltada para o olhar de crescimento dos municípios”.
O programa será estruturado a partir da adesão das prefeituras, conforme o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Frederico Felini. Segundo ele, a participação vai auxiliar iniciativas de captação de investimentos para o Estado.
O Municipalismo Ativo também deve auxiliar as prefeituras na capacitação dos agentes para a elaboração de projetos, tarefa essencial para a busca de financiamentos.