ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa

As aulas estão sendo retomadas com 180 mil alunos já matriculados na Rede Estadual

Por Izabela Cavalcanti e Fernanda Palheta | 09/02/2026 08:32
No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa
Governador visita Escola Estadual Frederico Liberman, no Monte Castelo, ao lado do secretário de Educação, Helio Daher (Foto: Osmar Veiga)

Nesta segunda-feira (9), os alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) também retornaram para atividade letiva. O primeiro dia de aula na Escola Estadual Frederico Liberman, no bairro Monte Castelo, contou com a visita do governador Eduardo Riedel, que conversou cm estudantes, professores e demais servidores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel visitou a Escola Estadual Frederico Liberman, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, durante o primeiro dia de aula da Rede Estadual de Ensino. Durante a visita, ele interagiu com alunos e funcionários, inspecionou as instalações e acompanhou a distribuição de uniformes escolares. A rede estadual iniciou o ano letivo com 180 mil alunos matriculados, com expectativa de alcançar 200 mil nos próximos dias. Riedel destacou que 70% das 354 escolas já foram reformadas, com previsão de mais 30 unidades em 2024. O calendário letivo se estenderá até 18 de dezembro, totalizando 223 dias de aula.

O governador chegou por volta das 7h, momento em que os alunos já estavam entrando na escola para o início das aulas. Na entrada, cumprimentou estudantes e seguiu para o interior do prédio, onde percorreu salas e demais espaços da instituição.

“A gente fala que o aluno que vem aqui, que tem acesso a refeição, que tem um ensino de qualidade, tem material moderno, tem equipamento, tem profissionais capacitados e motivados, sem dúvida nenhuma é fundamental para o nosso desenvolvimento. E a gente vem aqui dar as boas-vindas também aos alunos nesse início de ano”, disse.

Em relação à reforma das escolas, o governador diz que das 354 escolas, já são 70% reformadas.

“Isso é um processo que não para. Nesse ano, temos uma previsão de mais 30 escolas, são mais 10 pontos percentuais que vamos evoluir. Cada reforma dessa é uma reforma estrutural, não é só pintar ou arrumar, é uma reforma de elétrica, de hidráulica, de sala, de laboratório, de refeitório, com novos equipamentos. É uma reforma muito grande e que a gente está avançando já num volume bastante acentuado”, destacou.

Em uma das salas do 4º ano, encontrou os alunos já sentados e organizados, com o material escolar sobre as carteiras. O governador conversou com as crianças e chegou a abrir os materiais.

No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa
Governador come chipa na cozinha da Escola Estadual Frederico Liberman (Foto: Osmar Veiga)

Na sequência, visitou a cozinha da escola, onde os servidores já preparavam a merenda. O roteiro incluiu ainda passagem pelo laboratório, onde verificou as condições do espaço e deu uma olhada geral na estrutura disponível para as atividades pedagógicas.

Riedel também vistoriou as caixas com os uniformes escolares, que serão entregues aos estudantes ainda hoje.

Antes de deixar a escola, o governador entrou em uma sala do 3º ano, onde o professor realizava uma dinâmica com a turma, perguntando aos alunos qual era o sonho de cada um. Enquanto um estudante compartilhava sua resposta, Riedel quis ouvir o relato.

No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa
Governador ao lado de um aluno do 3° ano na Escola Frederico Liberman (Foto: Osmar Veiga)

Em tom descontraído, ele entrou na proposta da atividade e revelou que o sonho dele é que todos os jovens estudantes tenham uma sala de aula adequada para estudar.

“Quarto ano do meu mandato, eu sempre sonhei que a gente pudesse ter acesso a uma escola de qualidade boa para todos os sul-mato-grossenses, que pudesse dar condições para que saíssem e pudessem seguir seus sonhos na universidade, na formação, no emprego, na continuação do aprendizado, do conhecimento, isso é para a vida inteira. Não acaba no fim da escola, não acaba no fim da universidade, então, que a gente possa dar essa oportunidade para todos”, finalizou.

No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa
Riedel olha material entregue para aluno do 4° ano (Foto: Osmar Veiga)

Volta às aulas - As aulas estão sendo retomadas com 180 mil alunos já matriculados na Rede Estadual. Segundo o secretário de Educação do Estado, Hélio Daher, a expectativa é de que chegue a 200 mil nos próximos dias. São 352 escolas, espalhadas pelos 79 municípios do Estado.

O ano letivo segue até 18 de dezembro, com 223 dias letivos. As férias no meio do ano estão marcadas de 17 a 31 de julho, e os exames finais ocorrem entre 10 e 16 de dezembro.

No 1° dia de aula, Riedel interage com os alunos, "vistoria” escola e come chipa
Governador conversa com estudante, na volta do ano letivo (Foto: Osmar Veiga)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.