ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Novo comandante do CMO garante que quer reforçar parcerias e ações na fronteira

Durante a passagem de comando, Riedel relembrou também a atuação do Exército nos incêndios

Por Ketlen Gomes e Fernanda Palheta | 29/08/2025 13:35
Novo comandante do CMO garante que quer reforçar parcerias e ações na fronteira
General Alcides Valeriano de Faria Júnior, novo Comandante Militar do Oeste. (Foto: Henrique Kawaminami)

Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada a cerimônia de passagem de comando do CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande. O General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha deixou o cargo para o General de Exército Alcides Valeriano de Faria Júnior, em solenidade que contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General Tomas Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do governador Eduardo Riedel (PP).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

General Alcides Valeriano de Faria Júnior assume o Comando Militar do Oeste (CMO), substituindo o General Luiz Fernando Estorilho Baganha. A cerimônia em Campo Grande contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomas Paiva, e do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. O novo comandante pretende dar continuidade à parceria com o governo estadual, especialmente em infraestrutura e proteção das fronteiras. A cooperação na Operação Ágata e o combate a incêndios no Pantanal foram destacados pelo governador e pelo Comandante do Exército. A atuação conjunta na extensa faixa de fronteira do estado com países vizinhos permanece como prioridade.

A parceria entre o CMO e o Governo do Estado foi ressaltada durante a formatura. O novo comandante afirmou que pretende reforçar e aprimorar o legado deixado pelo General Baganha, especialmente na cooperação com o Executivo estadual em diferentes áreas, entre elas obras de infraestrutura e a proteção das fronteiras.

“Nós temos as missões planejadas e as inopinadas. Nosso preparo e nosso emprego são constantes. Minha expectativa é fortalecer ainda mais a relação com Mato Grosso do Sul e com as agências de segurança pública, para oferecer e ampliar a sensação de segurança”, declarou o General Alcides.

Riedel também destacou a atuação do CMO no combate aos incêndios no Pantanal, lembrando que o trabalho do comando foi fundamental para apoiar o Estado no ano passado. “O comando troca, mas a relação institucional e a parceria são permanentes. Neste ano, as mudanças climáticas foram favoráveis para que não houvesse incêndios. Já as ações de combate ao ilícito e ao tráfico, seja em operações especiais, como a Ágata, ou no dia a dia em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, permanecem constantes”, afirmou o governador.

Novo comandante do CMO garante que quer reforçar parcerias e ações na fronteira
Governador Eduardo Ridel ao lado de comandantes militares em cerimônia do CMO. (Foto: Henrique Kawaminami)

A extensa faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com países vizinhos é uma das principais conexões do CMO com o governo estadual. O Comandante do Exército Brasileiro reforçou que a atuação na região é atribuição permanente e prevista em lei, o que exige trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais.

“Em 2023 e 2024 tivemos a Operação Ágata, que durou sete meses, e aqui o trabalho do General Baganha foi excepcional, com muita sinergia com todas as agências. A proteção do meio ambiente e o apoio no enfrentamento a desastres naturais também fazem parte das nossas atribuições”, ressaltou o General Tomas Paiva.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News