ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 31º

Política

Para Fábio Trad, filiação ao PT é reencontro de identidade

Ex-deputado inicia aproximação à base petista em Mato Grosso do Sul

Por Fernanda Palheta | 30/08/2025 10:48
Para Fábio Trad, filiação ao PT é reencontro de identidade
Ao lado de cúpula do PT, Fábio Trad assina ficha de filiação do PT (Foto: Fernanda Palheta)

O advogado e ex-deputado federal Fábio Trad assinou a ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores na manhã deste sábado (30), durante o Encontro Estadual da legenda. Para o novo petista, a mudança de sigla representa um reencontro da sua identidade, que sempre fez parte de sua trajetória.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ex-deputado federal Fábio Trad formalizou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) durante o Encontro Estadual da legenda. O advogado, que já integrou o PMDB e o PSD, afirma que a mudança representa um reencontro com sua identidade política, destacando sua histórica proximidade com a esquerda. Em sua chegada ao partido, Trad enfatizou seu compromisso com a reeleição do presidente Lula em 2026 e manifestou preferência por disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O novo presidente estadual do PT, Vander Loubet, ressaltou que a filiação não está vinculada a candidaturas específicas.

“Eu me sinto como se estivesse nesse processo de evolução, de maturação da minha jornada política, reencontrando a minha verdadeira identidade”, disse Trad. O ex-deputado retomou sua carreira apontando os vínculos com a esquerda. Segundo ele, quando esteve no PMDB foi base do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e sua passagem pelo PSD começou a se desfazer com a aproximação da sigla à extrema direita.

Os próximos passos no PT serão de aproximação com a base, ouvindo a militância. “Eu venho, primeiro, para aprender; segundo, para conviver; e terceiro, para decidir em conjunto. Eu não venho falando na primeira pessoa do singular. Sou um advogado com 56 anos, tenho um cargo no governo federal e estou aqui para emprestar a minha experiência como advogado, como professor universitário, para colaborar com o partido. Eu estou aqui para ser mais um militante e quero honrar esta jornada colaborando com o conjunto do PT”, afirmou.

O ex-deputado voltou a dizer que o foco principal para as eleições de 2026 será a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu me coloco à disposição para ser um instrumento efetivo da otimização desse objetivo”.

Apesar de ter o nome cotado para disputar o governo do Estado, Fábio já adiantou que sua preferência é voltar para a Câmara dos Deputados. “Tudo vai depender desse processo de convivência que está se iniciando agora, mas eu estou entrando, sou recém-filiado, então é preciso saber se eles querem que eu seja candidato. E, se assim for, para respaldar o partido na projeção dos seus programas, eu estarei à disposição”, completou.

Para Fábio Trad, filiação ao PT é reencontro de identidade
Ex-deputado Fábio Trad (PT) chegou ao lado das principais lideranças do PT no encontro regional do partido (Foto: Fernanda Palheta)

O deputado federal e novo presidente estadual do PT, Vander Loubet (PT), reiterou que a filiação de Fábio não está condicionada à disputa de nenhum cargo determinado. “O Fábio não tem compromisso nenhum de ser candidato a governador nosso, mas é também um nome que as pessoas começam a discutir, a debater”, ressaltou.



Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.