ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 32º

Política

Fábio Trad oficializa filiação ao PT ao lado de parlamentares em Brasília

Ele é cotado como nome forte do Partido dos Trabalhadores para governo ou Câmara

Por Ketlen Gomes e Fernanda Palheta | 21/08/2025 11:36
Fábio Trad oficializa filiação ao PT ao lado de parlamentares em Brasília

O advogado e ex-parlamentar Fábio Trad oficializou nesta quarta-feira (20) sua filiação ao Partido dos Trabalhadores, em ato realizado na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, em Brasília. O evento contou com a presença da ministra-chefe da pasta e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, ex-presidente nacional do PT, além de lideranças do partido em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fábio Trad, ex-parlamentar e advogado, formalizou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores em cerimônia realizada em Brasília. O evento contou com a presença da ministra Gleisi Hoffmann e diversas lideranças do PT de Mato Grosso do Sul. Ex-membro do PSD desde 2015, Trad justificou sua mudança citando a necessidade de posicionamentos firmes diante da ascensão da extrema direita. Embora seja cotado para disputar o governo estadual em 2026, lideranças do PT afirmam que sua filiação não está vinculada a candidaturas futuras.

Participaram da cerimônia o deputado estadual Zeca do PT; a deputada estadual Gleice Jane; os deputados federais Camila Jara e Vander Loubet, que também é presidente estadual da sigla; os vereadores petistas de Campo Grande Landmark Rios e Jean Ferreira; além do presidente do PT em Campo Grande, Vladimir Ferreira.

A filiação de Trad será celebrada oficialmente no dia 30 de agosto, durante o Encontro Estadual do PT em Mato Grosso do Sul. “Eu vejo a filiação como única alternativa diante do contexto político que vivemos, ou de estar ao lado das forças democráticas ou de estar ao lado das forças golpistas. E eu evidentemente optei por me filiar ao partido que representa os valores que eu defendo: soberania estatal, estado democrático de direito, instituições sólidas, e políticas de redistribuição de renda”, disse o novo petista em entrevista ao Campo Grande News.

Nos bastidores, ele é cotado, inclusive, como nome do PT para disputa pelo governo do Estado em 2026.

Trad nega. Segundo ele, a chance é de "99,9% candidatura a deputado federal, mas todos eles acharam muito cedo discutir cargos agora, porque tem muitos pretendentes, vamos primeiro discutir a reeleição do presidente Lula".

Ex-membro do PSD, partido em que estava desde 2015, Fábio anunciou a saída da legenda alegando que o atual cenário político exige posicionamentos firmes. Ele citou a ascensão da extrema direita, nacional e internacional, como divisor de águas.

Segundo o deputado federal Vander Loubet, a entrada de Fábio Trad no PT não está vinculada a candidaturas em 2026. “Ele entra no partido sem compromisso com cargo, e qualquer definição será construída dentro do debate por uma frente ampla em Mato Grosso do Sul.”