Prazo de indicação para comissão de impeachment termina nesta sexta
Até agora. 17 nomes foram confirmados, dois de MS; na segunda-feira o colegiado será instalado
O prazo para a indicação dos 21 integrantes da comissão do impeachment no Senado termina nesta sexta-feira (22). Até agora, foram apresentados 17 nomes, restando o PT e PDT apresentarem seus quatro parlamentares. Na segunda-feira (25), o colegiado será instalado oficialmente. De Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Waldemir Moka, ambos do PMDB, fazem parte do grupo.
Na terça-feira (19), foi feita a leitura da denúncia de crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e da autorização da Câmara dos Deputados para a abertura do processo. As indicações também passarão por votação no plenário, de acordo com a Agência do Senado.
Até agora, entregaram a lista o PMDB, bloco parlamentar da oposição, formado por PSDB, DEM e PV, bloco do PP e PSD, bloco do PSB, PPS, PCdoB e Rede e bloco moderador formado por PTB, PR, PSC, PRB e PTC.
Nesta semana, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), indicou o senador Raimundo Lira (PMDB) para a presidência. Da mesma forma, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, quer indicar Antônio Anastasia para a relatoria. Se seu nome for confirmado, caberá a ele a elaboração do relatório, documento no qual se baseará a votação no plenário.
A bancada de Mato Grosso do Sul, composta de três senadores, já afirmaram ser a favor do impeachment.