Só 2 deputados da direita de MS embarcam rumo aos EUA para posse de Trump
Ex-presidente Jair Bolsonaro não conseguiu autorização do STF para viajar aos Estados Unidos junto com o grupo
Grupo de ao menos 20 deputados federais brasileiros viajará para os Estados Unidos para participar de eventos relacionados à posse do ex-presidente republicano Donald Trump. Entre os parlamentares confirmados de Mato Grosso do Sul está o deputado federal, Marcos Pollon (PL) e o deputado estadual João Henrique Catan (PL) na delegação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um grupo de pelo menos 20 deputados federais brasileiros, incluindo Marcos Pollon (PL-MS) e João Henrique Catan (PL-MS), viajará aos Estados Unidos para eventos relacionados à posse de Donald Trump. A viagem, liderada por Eduardo Bolsonaro, é financiada pelos próprios parlamentares, com a maioria filiada ao PL, além de Novo, Podemos e Republicanos. Apesar de Rodolfo Nogueira (PL-MS) ter cogitado participar, sua presença dependeria da ida de Jair Bolsonaro, o que foi impedido pelo STF. Pollon afirma ter sido convidado por Michelle Bolsonaro.
A iniciativa é liderada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e atual secretário de relações institucionais e internacionais do Partido Liberal. Eduardo mantém laços estreitos com aliados de Trump e já esteve nos EUA em outras ocasiões, incluindo a eleição presidencial de novembro, quando participou de um jantar na residência do ex-presidente norte-americano em Mar-a-Lago, na Flórida.
De acordo com uma lista que circula entre parlamentares da oposição, os deputados que integram a caravana são filiados aos partidos PL, Novo, Podemos e Republicanos. Eles afirmam que a viagem será custeada com recursos próprios.
Marcos Pollon embarcou na última quinta-feira (16) de Campo Grande e partiu de São Paulo e nesta sexta-feira (17) seguirá rumo aos EUA. Ele declarou que a ida foi motivada por um convite feito por Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A assessoria do parlamentar informou que ele está viajando sozinho e que toda viagem será custeada com recursos próprios.
Já Catan desembarcou em Whashington D.C. hoje e tem divulgado os bastidores da viagem com seus seguidores.
Outro deputado de Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), cogitou participar do evento, mas condicionou sua presença à autorização de Jair Bolsonaro para viajar. Ao Campo Grande News, ele reforçou que o foco no momento é outro e bem perto: Dourados. "Nós temos bastante compromissos e acho que não casou minha agenda. A gente está realmente ali em Dourados, empenhado também na administração, ajudando a esposa [Gianni Nogueira (PL)] que se tornou vice-prefeita lá em Dourados", afirmou.
A única coisa que faria o parlamentar mudar os planos de última hora, é a autorização para ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) liderar a comitiva. "Na verdade, só tem uma possibilidade para eu estar nos Estados Unidos, que é realmente se o [ex-]presidente Bolsonaro for conseguir a liberação para viajar, daí sim eu o acompanho. Se não, acho que a gente fica por aqui mesmo", finalizou.
Com o passaporte retido e sob investigação em processos que incluem suspeitas de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022, Bolsonaro não recebeu autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) para deixar o país.
Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido de Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos. Segundo Moraes, não foi apresentado nenhum documento que comprovasse um convite oficial ao ex-presidente para o evento. O magistrado também apontou o risco de fuga como uma das razões para manter o passaporte de Bolsonaro retido.
Além de Eduardo Bolsonaro e Marcos Pollon, outros 18 deputados estão previstos para participar dos eventos nos EUA:
- Adilson Barroso (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Joaquim Passarinho (PL-PA)
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Mauricio Marcon (Podemos-RS)
- Maurício do Vôlei (PL-MG)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.