Véspera de votação tem eleitor desanimado e campanhas ocupando o Centro
Candidatos só podem fazer campanha eleitoral até as 22h de hoje
É só cruzar as ruas do Centro de Campo Grande neste sábado (14) para perceber o quanto ele está lotado. Mas, se engana quem pensa que a maioria das pessoas são consumidores em busca de uma promoção de última hora. Pelas calçadas e esquinas, da Treze de Maio, !4 de Julho e outras ruas, muitos candidatos e cabos trabalham para tentar garantir os últimos votos.
No entanto, cara a cara com os eleitores, a resposta em relação às eleições deste ano é unânime: “desacreditados”.
O pintor Vilson Cáceres, de 60 anos, é um desses eleitores. “Em anos anteriores eu acompanhava. Não sei se foi a pandemia que deixou o pessoal desacreditado, não estão confiantes”, afirmou.
Por onde a reportagem passou, muita gente resolveu abrir o verbo e colocar pra fora a decepção com o pleito deste ano. “Eu fui em apenas uma reunião porque eu realmente quis, me interessava. Antes eu ia porque um parente trabalhava para político”, revelou o corretor Everton Gomes, de 32 anos.
Em um ano pra lá de anormal por conta do surgimento do novo coronavírus, esse período eleitoral não podia ser diferente. Juliele Spiler, de 28 anos, sentiu que tudo ficou diferente. “Éramos muito acostumados com o mês de outubro, agora foi para novembro e isso deixou o clima estranho”, disse.
“Tem muita gente ainda que nem sabe em qual [candidato] votar”, argumentou um eleitor na região central.
Atrás de “eleitores sem candidatos” que hoje o trabalho está sendo árduo, mas claro que tem hora para acabar.
O que ainda pode? - Às vésperas do primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo (15), candidatos a prefeito ou vereador ainda podem fazer campanhas nas ruas, só que a partir das 22h deste sábado as ações de ‘convencimento’ estão proibidas.
De acordo com o calendário eleitoral, publicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o dia de hoje, manifestações com alto-falantes ou amplificadores de som estão permitidas. Também estão liberadas distribuição de material gráfico, caminhada ou carreata, acompanhado por carro de som ou não.
Na última quinta-feira se encerrou as campanhas partidárias pelas redes de TV e Rádio. Ontem (13), foi o último dia para veiculação de propagandas na imprensa escrita ou na internet.