Médicos da rede pública terão treinamento prático em acupuntura
Até 2027, MS quer que pelo menos 70% dos municípios ofereçam alguma prática integrativa de saúde
Até 2027, Mato Grosso do Sul quer que pelo menos 70% dos municípios ofereçam alguma prática integrativa de saúde à população. Para alcançar a meta, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) irá promover, de 14 a 17 de agosto, em Campo Grande as aulas práticas de acupuntura voltadas a médicos da Atenção Primária.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul estabeleceu meta para que 70% dos municípios ofereçam práticas integrativas de saúde até 2027. Como parte desta iniciativa, a Secretaria de Estado de Saúde promoverá curso de acupuntura para médicos da Atenção Primária em Campo Grande, de 14 a 17 de agosto. O treinamento, realizado na UFMS em parceria com a UFSC e o Ministério da Saúde, visa capacitar profissionais da rede pública, especialmente os que atuam em Unidades de Saúde da Família, para utilizar a acupuntura como ferramenta de cuidado integral e controle da dor crônica.
A responsável pela área técnica das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) na SES, Patrícia Mecatti Domingos, explica que a formação é parte de uma estratégia de fortalecimento da medicina integrativa no Estado. “O investimento na Medicina Integrativa tem se tornado cada vez maior como opção para redução da dor crônica e desmedicalização dos usuários do SUS”, afirma.
O treinamento, que será realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), integra parceria da SES com a instituição e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), responsável pela formação do modelo híbrido, junto com o Ministério da Saúde.
O foco é capacitar médicos da rede pública, especialmente os lotados em Unidades de Saúde da Família, para aplicar a acupuntura como ferramenta de cuidado integral, humanizado e preventivo. A técnica, reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é utilizada no controle da dor crônica e na promoção da qualidade de vida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.