Vacina contra HPV passa a prevenir cânceres de cabeça e pescoço
Recomendação é que a imunização seja realizada preferencialmente antes da vida sexual
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma nova indicação para a vacina Gardasil 9, que agora também passa a atuar na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Anvisa aprovou nova indicação para a vacina Gardasil 9, que agora também previne cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço. A ampliação beneficia pessoas de 9 a 45 anos, com recomendação de imunização antes do início da vida sexual. A vacina já era utilizada na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, vagina e ânus, além de lesões pré-cancerosas e verrugas genitais. A nova indicação baseia-se na prevenção da infecção pelos tipos oncogênicos do HPV, principais responsáveis por esses cânceres.
A ampliação contempla crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos. A recomendação é que a imunização contra o HPV (papilomavírus humano) seja realizada preferencialmente antes do início da vida sexual, uma vez que o vírus é transmitido principalmente por meio de relações sexuais.
A Gardasil 9 já era utilizada na prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo HPV.
Segundo a Anvisa, a nova indicação tem como base a prevenção da infecção persistente pelos tipos oncogênicos do vírus, reconhecidos como os principais responsáveis pelo desenvolvimento desses cânceres, além da comprovação de resposta imunológica robusta contra essas variantes virais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


