Foto de vida selvagem em Jardim leva prêmio mundial
A premiação celebra produções visuais que ressaltam a natureza, o meio ambiente e a sustentabilidade

A mensagem da foto! Aparentemente parece uma situação normal, bem inocente, mas o registro na natureza em Jardim, um dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, mostra uma dinâmica de sobrevivência na vida selvagem. O jacaré é predador dos peixes, que usam a força do cardume como mecanismo de defesa, bem no estilo juntos somos mais fortes.
O registro do fotógrafo brasiliense Márcio Esteves Cabral, durante um passeio de ecoturismo no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, a 237 km de Campo Grande, acaba de conquistar o prêmio internacional Our Nature Photo & Video Award 2025 (categoria Pure Nature/Water), realizado na Hungria. Sua foto com o jacaré-coroa cercado de corimbas nas águas cristalinas do rio Olho d’Água ganhou destaque entre duas mil outras fotos de vida selvagem em diversos países.
A premiação promovida pela Fundação Vértes Kozma Alapítvány, com sede em Gánt, na Hungria, celebra produções visuais que ressaltam a natureza, o meio ambiente e a sustentabilidade. Nesta edição, o júri internacional avaliou 2.184 imagens de 213 fotógrafos, representando 35 países em um processo de julgamento anônimo que considerou a qualidade artística, técnica e a narrativa de cada obra. A mesma imagem também recebeu destaque “Commended” na categoria Animals in their Environment do Siena International Photo Awards 2025, realizado anualmente na Itália, um dos concursos mais prestigiados da fotografia mundial.
“É uma grande alegria representar o Brasil com uma foto feita no Recanto Ecológico Rio da Prata, referência em sustentabilidade e conservação. Ser premiado em concursos tão prestigiados da Europa mostra a força e a beleza do rio Olho d’Água. O registro de um jacaré-coroa em águas cristalinas é algo raríssimo, pois normalmente essa espécie habita locais de baixa visibilidade. No Olho d’Água, porém, a transparência única do rio revela toda a riqueza da fauna e da flora, permitindo cenas extraordinárias como essa”, disse o fotógrafo Marcio Cabral. “Esse reconhecimento internacional reforça a importância do ecoturismo responsável, onde a natureza é preservada e valorizada em harmonia com a atividade turística”, ressaltou ele.
Se ficou animado para conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, o atrativo é considerado referência em ecoturismo e conservação ambiental. Oferece experiências como flutuação, mergulho e observação de aves, e é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com compromisso permanente de preservação da biodiversidade e práticas de sustentabilidade reconhecidas internacionalmente.
 



 
 
 
 
 
