ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Lagoa Misteriosa, está chegando ao fim da temporada azul 2025

Por Paulo Nonato de Souza | 08/08/2025 12:45
Lagoa Misteriosa, está chegando ao fim da temporada azul 2025
A foto “Um salto no azul”, do fotógrafo subaquático Ruver Bandeira, conquistou o 2º lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest (Foto: Divulgação/Grupo Rio da Prata)

Lugar de beleza única, que acaba de conquistar um prêmio internacional com uma foto batizada de “Salto no Azul”. Assim é a Lagoa Misteriosa, localizada na área rural do município de Jardim, a 235 km de Campo Grande. Se tem planos para visitar o atrativo neste segundo semestre, então é melhor se programar o quanto antes porque a Temporada Azul 2025 está terminando.

É que a Lagoa Misteriosa funciona por período limitado, geralmente entre abril e outubro, por conta de um fenômeno natural de proliferação de algas que ocorre anualmente e deixa a água turva e sem visibilidade durante parte do ano. De abril a outubro a água da lagoa fica transparente e visibilidade alta, perfeita para as atividades de flutuação e mergulho com cilindro. Ah, lembre-se de que o fim da temporada normalmente ocorre em setembro.

A Lagoa Misteriosa é referência do Brasil em espeleomergulho, nome dado à modalidade realizada em cavernas ou grutas, e não é a primeira vez que uma imagem feita no atrativo ganha destaque internacional. Em 2022, a foto “O Portal”, de autoria de Ruver Bandeira, o mesmo autor da imagem “Salto no Azul”, que conquistou o 2º lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest, foi eleita “Best Contest” no Campeonato Brasileiro de Fotos Subaquáticas promovido pela ABISUB (Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas).

Localizada em uma dolina com mais de 75 metros de profundidade e envolta por vegetação nativa, a Lagoa Misteriosa é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O atrativo oferece duas experiências principais: flutuação e mergulho com cilindro. Além de sua beleza, o atrativo administrado pelo Grupo Rio da Prata é exemplo de turismo responsável, com certificação internacional Climate Positive, o que significa que a área  da lagoa conserva mais carbono do que emite.

VEJA COMO CHEGAR - Partindo de Campo Grande, só pegar a BR 060 para Sidrolândia, passando por Nioaque até Guia Lopes. Depois, pegar a BR 267 para Jardim, seguir por 36 km e observar a placa indicando o Recanto Ecológico Rio da Prata. A partir do centro da cidade de Jardim, o acesso é pela BR 267 sentido Porto Murtinho seguindo por 36 km até a placa eu indica a entrada para o Recanto Ecológico Rio da Prata.