ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Trilha do Rio do Boi, diversão e adrenalina nos cânions do Sul

O passeio está no Top 10 do ranking das Principais Atrações da América do Sul

Por Paulo Nonato de Souza | 04/08/2025 11:41
Trilha do Rio do Boi, diversão e adrenalina nos cânions do Sul
A Trilha do Rio do Boi, localizada na fenda do cânion Itaimbezinho, está entre as mais desafiadoras da América do Sul, com percurso ida e volta de 14 km (Foto: Luciano Barreto/Divulgação)

Natureza, diversão e muita adrenalina! Se você é daquelas pessoas que amam fazer trilha, então inclua a Trilha do Rio do Boi, em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, em seu próximo roteiro de viagem. Localizada na fenda do cânion Itaimbezinho, o trajeto permite uma jornada repleta de emoções e belas paisagens em meio a paredões com mais de 700 metros de altura em uma das regiões mais preservadas do Parque Nacional Aparados da Serra.

É uma das trilhas de ecoturismo mais singulares e impressionantes do Brasil, perfeita para praticantes de caminhada e trekking experientes. O trajeto é de 14 km no total (ida e volta), com duração média de 7h. No percurso o trilheiro atravessa o Rio do Boi algumas vezes, e isso já é um belo e emocionante desafio. Dependendo do volume da água do rio, o nível pode ficar acima dos joelhos, mas não se assuste porque a maior parte da caminhada ocorre por sobre pedras secas no leito do rio.

Não por acaso o atrativo administrado pela Urbia Gestão de Parques desde 2021 acaba de conquistar a oitava posição no ranking das Principais Atrações da América do Sul, e o sétimo lugar no ranking brasileiro, conforme pesquisa do Prêmio Traveller's Choice – Os melhores dos melhores – 2025. É a terceira vez consecutiva que a Trilha do Rio do Boi conquista posição de destaque no aplicativo TripAdvisor. Na pesquisa feita com usuários nos últimos 12 meses, a nota média para a trilha catarinense foi de 4,9 em uma escala que vai até 5.

Certeza de que você também irá se impressionar. Se for do tipo que não deixa passar nada sem registrar na câmera do seu celular, terá muito o que filmar ou fotografar ao longo do percurso. Mas tem um lugar especial reservado pelos guias. Na parada para o lanche, normalmente por volta do meio-dia, ocorre no ponto mais interno possível do cânion Itaimbezinho. É a hora dos trilheiros registrarem a façanha de ter caminhado no meio dos paredões. A imagem tradicional, com os braços abertos entre as paredes de pedra, serve de prova da “conquista” da trilha.

Então, se ficou animado para encarar a Rio do Boi esteja pronto porque a trilha exige um bom preparo físico. Quando fizer seu agendamento, lembre-se de que o acesso só é permitido com acompanhamento de guia credenciado do Parque Nacional dos Aparatos da Serra, contratado à parte, o que garante segurança ao visitante e permite aproveitar ao máximo as histórias e curiosidades do ecossistema único da região.

Trilha do Rio do Boi, diversão e adrenalina nos cânions do Sul
A maior parte da caminhada na Trilha do Rio do Boi ocorre por sobre pedras secas no leito do rio, com direito a cachoeiras (Foto: Reprodução)

Como realizar a trilha - O acesso para a Trilha do Rio do Boi é por Praia Grande, cidade de 10 mil habitantes, localizada a 287 Km de Florianópolis e a 1.538 Km de Campo Grande, no extremo sul catarinense, divisa com Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. A região abriga a maior cadeia de cânions da América Latina. Equipamentos: Ir agasalhado, não esquecer do boné ou chapéu, levar lanche e água suficiente, usar calçado fechado e protetor solar.

Por suas características únicas, o ingresso para o passeio precisa ser comprado previamente, pois o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) controla a quantidade de pessoas que entram diariamente no atrativo visando a preservação ambiental. Menores de 12 anos não podem realizar a trilha mesmo que acompanhados pelos pais. Informações sobre Reservas no WhatsApp: (48) 93618-0663. A compra de ingresso pode ser feita no site da Urbia. Feito o agendamento, fique atento porque no caso de fortes chuvas e cheias a trilha pode ser cancelada.