Vendedores veem aumento no valor das compras para o Dia dos Pais
Varejistas falam em queda de público, mas ticket médio se mantém alto às vésperas da data

Mesmo com a aproximação do Dia dos Pais, comerciantes de Campo Grande apontam movimento abaixo do esperado nas lojas. Apesar da queda no fluxo de pessoas, os lojistas percebem que quem decide comprar está gastando mais, como apontam relatos de vendedores em diferentes segmentos do comércio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na loja de camisetas Fly, o vendedor Kaillan Machado, de 29 anos, observa que os últimos dias têm sido mais fracos em relação ao mesmo período do ano passado. “Houve uma queda no fluxo de pessoas e no número geral de clientes. A expectativa é que melhore até domingo”, disse. Mesmo assim, ele acredita que o valor gasto pelos clientes se manteve.
Na Anita Shoes, a vendedora Elen Caroline Aparecida Melo, de 19 anos, confirma a percepção. “A procura está bem abaixo do que esperávamos, mas o ticket médio está mais alto do que o normal. Quem compra está gastando mais”, afirma. Ela espera que as vendas aumentem a partir da quarta-feira.
Na loja de bolsas e carteiras onde trabalha, Jaqueline Melo, de 26 anos, também notou movimento mais fraco. “Ano passado vendeu mais. Acho que estão deixando para a última hora. Acredito que na sexta-feira e no sábado o movimento melhore”, disse, destacando que o valor das compras costuma ser maior.

No O Boticário, a vendedora Maria Clara Santana de Oliveira, de 27 anos, aposta em público mais diversificado para compensar o apelo mais tímido da data. “Nem todo mundo tem pai presente, às vezes querem presentear o avô, o tio ou até a mãe que assumiu esse papel. Por isso, preparamos kits para diferentes públicos”, explicou. Segundo ela, a expectativa é realista, após resultados abaixo do esperado no Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Já Nilson Junior Demenciano, de 37 anos, vendedor de uma ótica, relata surpresa positiva. “A gente teve um sábado muito bom, vendemos muitos presentes para o Dia dos Pais, até crianças comprando com o cartão da mãe. A expectativa era de crescimento de 15% a 20%, mas está melhor do que imaginávamos”, afirmou. Ele destaca que, diante de duas opções, os clientes têm optado pela mais cara, demonstrando disposição para gastar mais neste ano.
Produtos mais procurados no Dia dos Pais continuam sendo roupas, calçados, eletrônicos e itens de perfumaria. Segundo pesquisa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o gasto médio com presentes subiu para R$ 265 e, para comemorações, R$ 290. No entanto, o aumento está mais relacionado à inflação de bens e serviços do que à elevação no consumo. O levantamento também aponta que 70% dos entrevistados pretendem presentear na data, mas com escolhas mais comedidas. Já 18% afirmaram que não devem comprar ou ainda estão indecisos, principalmente por dificuldades financeiras.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.