Testamos o Fiat Pulse Hybrid 2025 em Campo Grande
O SUV híbrido mais acessível do Brasil entrega o que promete?
O Fiat Pulse Hybrid 2025 marca um novo capítulo na estratégia de eletrificação da marca no Brasil. Posicionado como o SUV híbrido mais acessível do país, o modelo combina eficiência energética, design moderno e um bom pacote tecnológico. Durante sete dias, testamos a versão Audace em diferentes condições — tanto no tráfego urbano de Campo Grande (MS), quanto em uma viagem até Dourados, trecho de cerca de 230 km, para avaliar o desempenho em estrada.
Motorização e Desempenho
O Pulse Hybrid vem equipado com o motor 1.0 Turbo 200 Flex (T200), de três cilindros, associado a um sistema híbrido leve (mHEV) de 12V. Essa configuração entrega até 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com torque de 20,4 kgfm a partir de 1.750 rpm.
O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, dando uma pequena ajuda ao motor do carro e redução de consumo de combustível, porém é apenas uma assistência, ele não é capaz mover o carro somente em modo elétrico.
Outro detalhe importante é que na estrada o consumo não tem muita diferença em relação ao Pulse comum, pois a assistência do motor elétrico é apenas para ajudar em arrancadas ou retomadas em baixa velocidade.
Em nosso teste o carro se mostrou ágil no trânsito urbano e eficiente na estrada, o conjunto mecânico compre seu papel, especialmente no trecho entre Campo Grande e Dourados, onde manteve bom desempenho com baixo consumo e boa estabilidade com certo conforto. O carro é bom de guiar.
O sistema é composto pelos seguintes componentes:
Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista).
Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

O sistema funciona através de quatro modos de operação:
e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. (não tem como desativar) Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão.
Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Estes modos de operação formam um ciclo sequencial que é representado de forma lúdica através do novo painel digital, de 3,5 polegadas na versão Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga acompanhar a eficiência do veículo.

Consumo de Combustível
Um dos maiores atrativos do Pulse Hybrid é a eficiência energética. Durante o teste, os números ficaram muito próximos dos dados de fábrica:
No trajeto rodoviário, com uso de piloto automático e ar-condicionado, registramos médias 10,1 km/l em trânsito intenso, mas em vias com fluxo liberado e poucas paradas chega a 12,0 km/l. Na estrada, uma surpresa, média de 13,6 km/l, andando a média de 100 a 120 km/h.
Na pratica o sistema hibrido traz pouca diferença, para quem já andou com um carro hibrido sabe que o carro anda somente no elétrico, e no caso do Pulse não, ele tem apenas um auxílio na saída.
Tecnologia e Equipamentos
O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro na proporção 60/40.
No quesito segurança, o Pulse que testamos não conta com o sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) que está presente na versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Conforto e Dirigibilidade
No dia a dia em Campo Grande, o Pulse mostrou-se prático para o uso urbano, com direção leve, boa visibilidade e suspensão bem acertada para o piso irregular da cidade. Já no trecho entre Campo Grande e Dourados, o carro manteve bom desempenho em ultrapassagens, com estabilidade segura em velocidades de cruzeiro.
E por esse motivo, que ele não pode ser considerado um híbrido na prática. Segundo a resolução 492/18 do Proconve, para um carro ser considerado híbrido precisa ter 2% de seu consumo energético total feito por energia elétrica, não sendo necessário esse motor mover as rodas, por conta disso que ele recebeu o nome de híbrido leve.

Conclusão
O Fiat Pulse Audace Hybrid 2025, é ótimo para dirigir, na cidade e na estrada o motor tem boa potência, condizente com a proposta do carro, tem boa lista de equipamentos, mas não espere grande economia de combustível, a Fiat diz que o sistema reduz o consumo de gasolina em 10,7% no Pulse.
Na minha opinião vale a pena qualquer tipo de economia, mesmo que seja pouca.
Ficha Técnica – Fiat Pulse Hybrid 2025 (Audace)
Motor: 1.0 Turbo 200 Flex + sistema híbrido leve 12V
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol)
Torque: 20,4 kgfm
Transmissão: CVT com 7 marchas simuladas
Consumo urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Consumo rodoviário: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
Porta-malas: 370 litros
Versão testada: Audace
Preço estimado (junho/2025): R$ 129.990
Agradecimentos
Agradeço ao Grupo Stellantis pelo empréstimo do veículo para este teste.
Agradecimento especial também à Auto Marcas Veículos, loja parceira em Campo Grande.