Aplicativo reúne cadastros de três sistemas rurais, mas adesão em MS é baixa
Com 400 usuários no Estado, Meu Imóvel Rural foi lançado em julho pelo Ministério da Gestão e da Inovação
Em Mato Grosso do Sul, 400 produtores rurais já aderiram ao aplicativo “Meu Imóvel Rural”, que reúne informações de diferentes bases do governo. A plataforma permite acessar registros e baixar documentos do Sistema Nacional de Cadastro Rural, do Sistema de Gestão Fundiária e do Sistema de Cadastro Ambiental Rural. Os números do Estado foram repassados nesta quarta-feira (13) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Henrique Dolabella, diretor do Cadastro Ambiental Rural no MGI, conversou com o Campo Grande News sobre o aplicativo lançado em 23 de julho. Até agora, foram registrados 150 mil downloads em todo o País, mas apenas 400 correspondem a produtores de Mato Grosso do Sul.
Diante dessa baixa procura, ele reforça a importância de os produtores conhecerem e começarem a utilizar a plataforma, que otimiza processos e facilita o acesso a informações essenciais para o setor rural.
“Um dos benefícios é justamente facilitar a vida do produtor. É complicado ter uma pastinha com todos os documentos, pessoas se mudam, alguém pede o documento e não devolve. Isso oferece uma forma digital de organizar tudo”, pontua Dolabella.
O objetivo do aplicativo é oferecer mais clareza sobre os imóveis rurais nos diferentes cadastros e permitir a verificação de inconsistências entre eles. “Se as informações não estiverem batendo, acessem o sistema, vão ao INCRA, ao CAR ou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente para atualizar os dados. Se estiverem consistentes, a vida do produtor fica muito mais fácil, inclusive na hora de conseguir crédito”, explica o diretor.
O acesso facilitado ao crédito é mais uma forma de reduzir a burocracia, já que o aplicativo centraliza os cadastros, tornando mais simples a solicitação de empréstimos bancários. O "Meu Imóvel Rural" pode ser acessado pela internet, no computador, ou pelo aplicativo de celular para IOS e Android.
Para acessar o aplicativo, o usuário precisa ter uma conta oficial e atualizada no Gov.BR. Henrique reforça que o sistema é seguro e oferece orientações para garantir a proteção dos dados.
Você acessa o aplicativo pela conta GOV.BR, que pode ser do tipo bronze, mas, claro, quem tem a conta ouro também pode acessar. É importante que as pessoas não compartilhem essa conta, pois ela dá acesso a muitas informações. Para garantir a segurança digital, as pessoas não devem compartilhar essa senha.
O aplicativo é gratuito e em momento algum do processo são cobradas taxas do usuário.
Por enquanto, o Meu Imóvel Rural é voltado para proprietários de imóveis rurais, mas em setembro uma versão para a agricultura familiar será integrada ao sistema. Em novembro, será disponibilizada a opção de receber notificações oficiais, relacionadas aos direitos e responsabilidades do detentor do imóvel, como pendências, necessidade de atualizações cadastrais e exigências legais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.