Cultura e solidariedade pulsam na festa junina do Moinho Cultural neste sábado
Entidade criada há 21 anos reúne alunos e convidados pela tradição e doação
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, entidade não governamental que por 21 anos abriga pelas artes crianças e jovens brasileiros e bolivianos, realiza neste sábado a tradicional festa julina Nhô Moinho, a partir das 18h, em sua sede em Corumbá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Instituto Moinho Cultural promove festa junina beneficente neste sábado. O evento "Nhô Moinho" contará com comidas típicas, apresentações culturais e shows, com entrada a partir de R. A renda será destinada às ações sociais da ONG, que atende crianças e jovens brasileiros e bolivianos há 21 anos. A festa, que começa às 18h na sede do Instituto em Corumbá (MS), terá quadrilhas, show da dupla sertaneja Júlia e Renato, apresentação do grupo Urbe e performances dos alunos da instituição. O evento celebra a cultura local com pratos típicos como arroz carreteiro, sarravulho e macarrão pantaneiro.
O evento é aberto ao público e propõe uma noite animada, com comidas típicas, apresentações culturais e entrada colaborativa — doações a partir de R$ 10,00, que serão destinadas às ações sociais do Instituto. A ação é uma iniciativa do Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo Pontos.
A programação contará com duas apresentações de quadrilhas típicas, show da dupla sertaneja Júlia e Renato, e participação do grupo Urbe, além de performances de dança e música com os participantes do Moinho Cultural.
No segmento da gastronomia, o público encontrará as delícias regionais como arroz carreteiro, sarravulho, macarrão pantaneiro, espetinho, pastel e doces típicos - um verdadeiro banquete julino que celebra os sabores da cultura pantaneira. Também serão comercializados produtos artesanais regionais.
Cultura de doação - Para a diretora do Instituto, Márcia Rolon, a festa vai além da celebração. “O Nhô Moinho é um dos momentos mais bonitos do nosso calendário. É quando nos reunimos como comunidade para celebrar nossas raízes culturais, espalhar alegria e praticar solidariedade”, exemplifica.
“Cada bandeirinha – completa -, cada prato típico, cada dança é uma forma de dizer que a cultura pulsa, resiste e transforma. E essa transformação se dá também pela generosidade, cada doação ajuda a manter viva a nossa missão de formar, inspirar e cuidar.”
Mar de Xaraés - Uma das atrações da noite será a apresentação do grupo liderado pelo professor Dilson Vilalva Esquer, responsável por uma das quadrilhas convidadas, com o tema “Debaixo desse mar tem rio e nessas águas se banha São João!”, uma alusão ao valor da água para a vida.
“As expectativas são as mais positivas possíveis! No ano passado participamos e ficamos muito felizes em poder demonstrar um pouco da cultura junina em um arraial de uma instituição que respira e vive cultura como o Moinho!”, diz ele.
O Moinho Cultural Sul-Americano ocupa desde seu nascimento o histórico prédio do antigo Moinho Mato-Grossense, na orla portuária de Corumbá.