ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Entidades já podem disputar vagas no Comitê de Refugiados e Migrantes de MS

Conselho terá papel consultivo na formulação de políticas públicas para esses grupos

Por Kamila Alcântara | 25/09/2025 08:37
Entidades já podem disputar vagas no Comitê de Refugiados e Migrantes de MS
Família de venezuelanos em canteiro em frente a rodoviária junto com diversas bagagens de viagem (Foto: Paulo Francis)

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu, nesta quinta-feira (25), o processo eleitoral que vai escolher as 10 organizações da sociedade civil que terão assento no Cerma (Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas). O edital foi publicado no Diário Oficial e traz as regras para habilitação e participação das entidades interessadas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou processo eleitoral para selecionar dez organizações da sociedade civil que integrarão o Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma). As inscrições estão abertas até 25 de outubro para entidades sem fins lucrativos, organizações de classe e instituições de ensino superior que atuem com migrantes e refugiados.O Estado registra números expressivos de migração, com 17.704 estrangeiros entre seus 2.757.013 habitantes, segundo o Censo 2022. Nos últimos cinco anos, 10.028 pessoas vindas do exterior se estabeleceram em MS, principalmente da Venezuela e Paraguai, com Campo Grande concentrando cerca de dois mil desses migrantes.

Podem concorrer organizações sem fins lucrativos que atuem em Mato Grosso do Sul com assistência a migrantes e refugiados, entidades de classe profissional ligadas ao tema e também instituições de ensino superior que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão na área. O prazo de inscrições vai até 25 de outubro e a eleição será realizada em 11 de novembro, de forma híbrida.

A iniciativa acontece em um momento em que os números da migração no Estado ajudam a dimensionar a importância da pauta. Segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado tem 2.757.013 habitantes, sendo 17.704 estrangeiros. Nos últimos cinco anos, 10.028 pessoas que moravam fora do Brasil se mudaram para MS, principalmente da Venezuela (4.249) e do Paraguai (3.065). Campo Grande concentra quase dois mil desses migrantes.

O fluxo também ocorre entre estados: 116.245 pessoas que viviam em outras unidades da federação se mudaram para MS no período, com destaque para São Paulo (30.652), Paraná (13.676) e Mato Grosso (10.262). Ao todo, mais de 211 mil moradores atuais do Estado nasceram em São Paulo, e outros 122 mil são do Paraná.

Com o novo processo de escolha do Cerma, a expectativa é de que a sociedade civil tenha papel mais ativo na avaliação e proposição de políticas públicas voltadas a migrantes, refugiados e apátridas, realidade cada vez mais presente em Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.