Ponte Bioceânica atinge 84% de conclusão e passarela aproxima países vizinhos
As equipes trabalham na construção de pilares de concreto, instalação de vigas e lançamento das pré-lajes

A construção da ponte internacional da Rota Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, está com 84% das obras concluídas. No sábado (22), durante vistoria técnica, foi possível ter a dimensão da grandiosidade da passarela que irá interligar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
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A construção da ponte da Rota Bioceânica, que conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, alcançou 84% de conclusão. O projeto, localizado sobre o Rio Paraguai, conta com investimento de R$ 574 milhões e integra um trecho de 13,1 km que liga a BR-267 à cabeceira da ponte em Porto Murtinho. A estrutura terá 1.294 metros de extensão, com uma passarela de 21 metros de largura e altura de 35 metros acima da calha do rio. A conclusão está prevista para fevereiro de 2026 e faz parte de um megaprojeto de US$ 1,1 bilhão investido pelo governo paraguaio em um corredor de 580 km.
O trecho de 13,1 km, que conecta a BR-267 à cabeceira da futura ponte em Porto Murtinho, tem investimento de R$ 574 milhões. A execução é do Consórcio PDC Fronteira, formado pelas empresas Caiapó, DP Barros e Paulitec.
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Do lado brasileiro, atualmente, as equipes trabalham na construção de pilares de concreto, instalação de vigas verticais e horizontais e lançamento das pré-lajes que formarão os viadutos de acesso.
O trem de avanço já concluiu 188 dos 350 metros que compõem o vão central sobre o Rio Paraguai. A passarela terá 21 metros de largura, ficará 35 metros acima da calha e contará com 1.300 metros de extensão.
Com 1.294 metros de extensão, a ponte é dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.
A ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, deve ser concluída somente em fevereiro de 2026, três meses depois do projetado inicialmente.
A construção da ponte integra um megaprojeto de US$ 1,1 bilhão investido pelo governo paraguaio no trecho total de 580 km, entre Carmelo Peralta e Pozo Hondo.
Deste montante, US$ 440 milhões já garantiram a conclusão do trecho Carmelo, em Loma Plata; US$ 100 milhões foram destinados à ponte internacional; US$ 354 milhões financiam a pavimentação da PY-15 (Picada 500); e outros US$ 200 milhões serão aplicados no segmento entre Centinela e Mariscal.
* Colaborou Toninho Ruiz
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