ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo lança pavimentação que vai tirar quilombolas do isolamento

O Estado vai investir R$ 19 milhões para asfaltar trecho de 11,5 quilômetros

Jhefferson Gamarra e Liana Feitosa | 22/02/2022 17:03
Moradores da comunidade de Furnas do Dionísio ao lado do governador, durante lançamento das obras (Foto: Kísie Ainoã)
Moradores da comunidade de Furnas do Dionísio ao lado do governador, durante lançamento das obras (Foto: Kísie Ainoã)

O dia foi de entusiasmo para moradores da Comunidade Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, a 47 quilômetros de Campo Grande. O Estado deu oficialmente o último passo para pavimentação asfáltica no trecho de quase 11,5 quilômetros da MS-010. O início da obra foi anunciado nesta terça-feira (22) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em Rochedinho, de onde partirá o asfalto até Jaraguari.

Tataraneto do fundador da comunidade agraceu a pavimentação da rodovia (Foto: Kísie Ainoã)
Tataraneto do fundador da comunidade agraceu a pavimentação da rodovia (Foto: Kísie Ainoã)

Osvair Barbosa da Silva, um dos moradores mais antigos e tataraneto de Dionísio Antônio Vieira, fundador do quilombo, comemorou o inicio das obras. “Aquele sonho fincado em estacas há mais de 40 anos e alimentado pelo nosso povo finalmente virou realidade, nós só temos que agradecer. Essa obra vai contribuir com nossa comunidade, para nosso desenvolvimento e crescimento do nosso povo”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja, sintetizou o olhar municipalista alcançado em sua gestão, levando obras de infraestrutura e desenvolvimento aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Nós temos uma visão de desenvolvimento que, para o estado crescer, os municípios têm que crescer junto, e não só os grandes municípios, mas principalmente os pequenos. Quando você dá condições ao pequeno [município], ele se desenvolve com muita rapidez. Quando você investe no pequeno, você dobra as oportunidades para a população local”, ressaltou Azambuja.

Governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Ridel assinando o termo para inicio das obras (Foto: Kísie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Ridel assinando o termo para inicio das obras (Foto: Kísie Ainoã)

O governador completou ainda ressaltando a importância da obra para desenvolvimento da região. “Sabemos que a luta do senhor  Dionísio é uma luta de todos dessa comunidade, e a gente vê com felicidade o desenvolvimento dessa região, região essa que é muito importante. Aqui tem pecuária, tem agricultura e tem turismo. Esse investimento vai beneficiar todos esses trabalhadores, de todas essas áreas, e atrair ainda mais turistas”, frisou.

De acordo com o secretário de obras, Eduardo Riedel, a pavimentação era um sonho antigo da pequena comunidade que literalmente será concretizado, com previsão de expansão futura. “O governador nunca olhou a quantidade de pessoas em um a comunidade para tomar uma decisão de investimento. Esse é um pedido antigo e a gente ouviu, portanto hoje é um dia muito simbólico, porque dessa maneira vamos construindo oportunidades iguais. Espero que essa obra seja rápida e de qualidade para que futuramente possamos fazer esse asfalto chegar até Bonfim”, destacou.

“Somos uma cidade pequena, de 7.300 habitantes, e sempre pensamos: quem vai olhar por nós? Hoje vemos esse investimento e vemos como algo que vai trazer grande desenvolvimento para nossa população, várias comunidades vão se beneficiar. O sentimento é de gratidão”, agradeceu o prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira.

A empresa contratada para a execução da obra, orçada inicialmente em R$ 19 milhões, deve começara os trabalhos ainda nesta semana e terá prazo de 365 dias para conclusão.

Empresa responsável deve inciar as obras ainda nesta semana (Foto: Kísie Ainoã)
Empresa responsável deve inciar as obras ainda nesta semana (Foto: Kísie Ainoã)

Nos siga no Google Notícias