Mesmo com chuva, advogados fazem fila para votar em eleição da OAB
Três candidatos disputam presidência e mais 10 mil advogados estão aptos a participar
Nem mesmo a chuva fraca na manhã desta sexta-feira (19) espantou os advogados de Mato Grosso do Sul, que escolhem o próximo presidente da seccional estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A votação vai até as 17h.
Antes da abertura das urnas, às 9h, já havia fila e alguns eleitores tiveram que enfrentar chuva fraca. Os mais precavidos tiveram que abrir o guarda-chuva.
Advogado há 31 anos, Alney Cardoso, 61, voltou há dois anos para Campo Grande e fez questão de votar. “Não conheço bem os candidatos, mas acho válido ter três chapas para facilitar a escolha”, comentou.
Giselle Marques, Luís Cláudio Pereira, o Bitto, e Rachel Magrini estão acompanhando a votação. “É um dia especial para a advocacia, uma festa democrática. Fico feliz pelos apoios recebidos e sou grato àqueles que estiveram juntos na campanha”, disse Bitto.
Rachel se disse confiante na vitória. “Estou muito otimista vendo os advogados votando, demonstrando uma preocupação com a OAB. Estou certa da nossa vitória”, avaliou.
Já Giselle lamentou que os 6 mil inadimplentes não puderam votar. “Só quem tem dinheiro vota e esses votos farão falta para nós, que representamos a mudança”, comentou.
Pleito – Para votar, é necessário apresentar o cartão ou a carteira de identidade de advogado (a) ou um dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou passaporte.
Na ordem de votação, serão respeitados grupos prioritários como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Serão seguidas todas as normas de biossegurança para evitar o contágio da covid-19. Álcool em gel será disponibilizado em cada seção e todos devem fazer uso da máscara de proteção.
O voto é pessoal e obrigatório para todos os profissionais regularmente inscritos na OAB/MS, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, a ser apreciada pela Diretoria do Conselho Seccional. O prazo para apresentação da justificativa é de 60 dias, ou seja, termina no dia 17 de janeiro de 2022.
Serão 10.538 advogados aptos a participar do processo eleitoral que contará com 23 seções na sede da instituição, localizada na Avenida Mato Grosso, 4700, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.
Vale destacar que o estacionamento para veículos do Bloco A, com acesso à Avenida Mato Grosso, será de uso exclusivo dos mesários. A entrada para os eleitores será somente pela Avenida Antônio Maria Coelho.
Outras 31 subseções estão espalhadas no interior do Estado para garantir a votação em todos os municípios.