ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Operação da PF mira grupo que levava cigarro do Paraguai pelo Rio Paraná

Um dos mandados é cumprido em Itaquiraí, rota estratégica na logística criminosa

Por Dayene Paz | 26/11/2025 07:39
Operação da PF mira grupo que levava cigarro do Paraguai pelo Rio Paraná
Polícia Federal durante cumprimento de mandados de operação. (Foto: Divulgação)

A manhã desta quarta-feira (26) começou com a PF (Polícia Federal) nas ruas, mais uma vez, no combate ao crime organizado no país. Batizada de Operação Forragem, a ofensiva reúne PF e Receita Federal para desarticular um esquema multifacetado que atuava desde o contrabando de cigarros até o tráfico de drogas, passando por descaminho de eletrônicos e comércio irregular de artigos de pesca. Um dos mandados é cumprido em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, rota estratégica na logística criminosa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal e a Receita Federal iniciaram, nesta quarta-feira (26), a Operação Forragem, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso multifacetado. A ação ocorre em diversas cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão. O grupo investigado atuava no contrabando de cigarros, descaminho de eletrônicos, comércio irregular de artigos de pesca e tráfico de drogas. A rota estratégica utilizada pelos criminosos passava pelo Rio Paraná, com cargas provenientes do Paraguai. A operação visa coletar provas e identificar os integrantes do esquema, que abastecia mercados em vários estados do país.

Ao todo, 45 policiais federais estão nas ruas para cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. A operação ocorre em diferentes pontos do país: Maringá, Distrito de Iguatemi, Paiçandu, Mandaguaçu, Floresta, Apucarana e Arapongas, no Paraná; Itaquiraí, em MS; e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Servidores da Receita também reforçam as equipes.

O ponto de partida das investigações é o fluxo de contrabando que atravessava o Rio Paraná. Os cigarros eram trazidos do Paraguai por via fluvial, chegando à região de Icaraíma (PR). Dali, a carga seguia para entrepostos na área de Maringá, onde era armazenada e organizada para distribuição a outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul.

Além dos cigarros, o grupo atuava com eletrônicos importados irregularmente, vendidos em plataformas de comércio on-line, e com artigos de pesca, comercializados por meio da empresa de um dos investigados. Segundo a PF, parte da organização também expandiu a atuação para o tráfico de drogas, usando “mulas” para transportar entorpecentes em ônibus de linha.

A Operação Forragem busca coletar provas e aprofundar a identificação dos integrantes do esquema, que movimentava diferentes frentes criminosas e utilizava a rota fronteiriça de MS e PR como peça-chave para abastecer mercados em vários estados do país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.