ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

União destina área para construção de centro sociocultural da Igrejinha

Projeto prevê sede com cerca de 400 metros quadrados, que vai atender 300 pessoas por mês

Por Fernanda Palheta | 20/12/2025 07:57
União destina área para construção de centro sociocultural da Igrejinha
Assinatura do contrato de cessão aconteceu na noite desta sexta-feira (19), na quadra da agremiação (Foto: Reprodução)

O governo federal repassou uma área avaliada em R$ 650 mil para a Escola de Samba Igrejinha construir o Centro Sociocultural e de Inclusão. A assinatura do contrato de cessão aconteceu na noite desta sexta-feira (19), na quadra da agremiação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo federal cedeu uma área avaliada em R$ 650 mil para a Escola de Samba Igrejinha construir o Centro Sociocultural e de Inclusão em Campo Grande. O projeto prevê uma sede de 400 metros quadrados com espaços multifuncionais, que beneficiará cerca de 300 pessoas mensalmente.O centro oferecerá reforço escolar, aulas de dança, oficinas de percussão, corte e costura, além de atendimentos psicológicos e jurídicos. A iniciativa faz parte do programa Imóvel da Gente, que visa dar função social aos imóveis da União, priorizando cultura, educação e cidadania.

O projeto prevê a construção de uma sede com cerca de 400 metros quadrados, com espaços multifuncionais, ações de educação ambiental e atendimento comunitário, beneficiando diretamente aproximadamente 300 pessoas por mês.

O local contará com sala de reforço escolar, aulas de dança, oficinas de percussão, corte e costura, além de atendimentos psicológicos, jurídicos e educacionais, voltados especialmente a mulheres em situação de vulnerabilidade, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

A ação está vinculada ao programa Imóvel da Gente, do Governo Federal, que tem como objetivo garantir função social aos imóveis da União, destinando-os a políticas públicas nas áreas de cultura, educação, cidadania e redução das desigualdades.

O superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS), Tiago Botelho, ressaltou a importância da destinação de áreas para a cultura. “Quando a SPU destina uma área da União para uma escola de samba, ela demonstra que acredita e se importa com a cultura, com a periferia, com o povo preto, com a diversidade, com as mulheres e com a comunidade LGBTQIA+. O samba é a soma de tudo isso. Esse terreno vai se transformar em samba, carnaval, educação, inclusão, cultura e oportunidade para a comunidade”, afirmou.

Segundo Tiago Botelho, o próximo desafio é avançar para a construção de um espaço de múltiplo uso, que possa cumprir o papel de sambódromo, mas também sediar shows, eventos culturais e atividades comunitárias.

A solenidade ainda contou com a presença da presidenta da escola, Mariza Fontoura Ocampos, da senadora Soraya Thronicke (Podemos) e do vereador Jean Ferreira (PT).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.