ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Avenida amanhece interditada após temporal derrubar árvore de grande porte

Defesa Civil Municipal contabiliza 14 quedas durante forte chuva deste domingo

Por Dayene Paz e Raíssa Rojas | 03/11/2025 10:26


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma árvore de grande porte caiu durante forte chuva em Campo Grande, interditando completamente um trecho da Avenida Marechal Floriano, próximo à Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles. O incidente ocorreu no domingo (2) e, apesar do susto, não houve feridos. A queda atingiu dois terrenos, sendo um desocupado e outro utilizado como extensão da escola. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos já estiveram no local e prometeram remover a árvore. Moradores relatam que a via é bastante movimentada por ser paralela à Avenida Brilhante e dar acesso a outros bairros.

Uma árvore de grande porte caiu com a forte chuva que atingiu Campo Grande na tarde deste domingo (2) e interditou completamente um trecho da Avenida Marechal Floriano, no cruzamento com a Travessa da Bondade, no bairro Vila Bandeirante. O local fica ao lado do anexo da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, onde funciona uma creche, e em frente a uma conveniência e mercearia.

Balanço parcial da Defesa Civil Municipal contabiliza 14 árvores caídas durante o temporal. Apesar do susto, na Avenida Marechal Floriano, ninguém ficou ferido. A queda atingiu parte de um terreno desocupado e outro que está para alugar, usado como extensão da escola.

O aposentado Cláudio Ferro, de 78 anos, mora na Travessa da Bondade, rua curta e próxima à Marechal Floriano, e conta que chegou logo após o incidente.

Avenida amanhece interditada após temporal derrubar árvore de grande porte
Árvore caída e escola ao fundo. (Foto: Raíssa Rojas)

“Eu vim por aqui quando vi a árvore caída. Tivemos que contornar pela Brilhante para chegar em casa. Na hora em que cheguei, o estrago já estava feito”, relatou.

Ele explica que costuma usar o trecho para levar a neta até a faculdade na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e, nesta segunda-feira (3), foi cedo ao local para pensar em rotas alternativas. “Em função de haver uma creche aqui perto, acho que eles vão agilizar para os pais terem acesso às crianças”, comentou.

Mesmo com a interdição da via, a creche continua funcionando normalmente. A funcionária Neia da Silva, de 45 anos, que trabalha no anexo da escola, explicou que equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) já estiveram no local e prometeram remover a árvore ainda hoje.

“O pessoal da Sisep já veio aqui e disse que ainda hoje fará a retirada. Esta avenida é muito movimentada porque é paralela à Brilhante. Para diminuir o fluxo, o pessoal usa muito esta via, que também liga a outros bairros. No horário de pico, aqui é muito movimentado. A sorte foi que a árvore tombou para este lado, porque, se fosse para o outro, ia atingir a fiação e a conveniência”, explicou.

Avenida amanhece interditada após temporal derrubar árvore de grande porte
Cláudio foi cedo tentar buscar rotas alternativas. (Foto: Raíssa Rojas)

Segundo Neia, moradores e comerciantes começaram a limpar o entorno logo nas primeiras horas do dia. “Aqui estava muito sujo; desde as 6h estamos limpando. A energia está funcionando normalmente. Essa árvore é forte. Eu não pensava que ela fosse cair, nem o dono da conveniência imaginava”, contou.

O autônomo Leandro Skowronski, de 49 anos, mora há cerca de 30 anos no bairro e é proprietário do terreno levemente atingido pela queda. “Cheguei por volta das 21h e já estava assim. Mas estamos com energia normal. Acho que caiu pela tarde. Pela câmera, deu para ver uma rajada muito forte e as árvores caindo”, disse.

Ele conta que a árvore era antiga e, apesar do porte, já apresentava riscos.

“A gente ficou impressionado; parecia que essa árvore estava mais firme. É uma árvore que não tem manutenção nem poda, e a copa fica extremamente grande, o que a fragiliza. Constantemente a fiação é prejudicada também. A Energisa fez uma poda recentemente aqui por perto, mas ainda está encostando”, relatou.

Avenida amanhece interditada após temporal derrubar árvore de grande porte
Árvore de grande porte caída, que interditou avenida. (Foto: Raíssa Rojas)

Segundo Leandro, os moradores já solicitaram a retirada de outras árvores por conta do perigo. “Já pedimos a retirada de algumas porque dificultam a passagem e levantam calçadas. Agora que iremos construir nesse terreno, talvez autorizem a remoção. Aqui é bastante movimentado, até por conta da creche, no horário de entrada e saída de alunos”, disse.

A Avenida Marechal Floriano segue interditada. Um pequeno espaço na via ainda permite a passagem arriscada de motociclistas que tentam acessar a Travessa da Bondade, e alguns chegam a subir a calçada para contornar a árvore caída.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.