ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Câmara defende decreto de emergência para Capital, diz presidente Papy

Segundo presidente Papy, o objetivo é viabilizar o acesso a recursos federais para obras emergenciais

Por Lucas Mamédio e Ketlen Gomes | 25/04/2025 17:55
Câmara defende decreto de emergência para Capital, diz presidente Papy
Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente (PSDB), conhecido como Papy (Foto: Osmar Veiga)

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente (PSDB), conhecido como Papy, afirmou nesta sexta-feira (25) que a Casa está pronta para votar, em caráter de urgência, a decretação de estado de emergência ou calamidade pública na cidade. A fala ocorreu durante visita de autoridades à cratera aberta no bairro Chácara dos Poderes, agravada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy, declarou que a Casa está pronta para votar um decreto de emergência ou calamidade pública devido às fortes chuvas que atingem a cidade. A medida visa liberar recursos federais para obras emergenciais. A prefeita Adriane Lopes já identificou 118 pontos de alagamento e 328 pedidos de remoção de árvores. A Defesa Civil alerta para riscos e orienta a população a reportar ocorrências. A decisão sobre o decreto deve sair nos próximos dias.

Segundo Papy, o objetivo é viabilizar o acesso a recursos federais para obras emergenciais. “Falei com o secretário e já sugeri para a prefeita que temos à disposição na Câmara a possibilidade de votar a matéria de emergência. Acho que hoje a situação é de calamidade. Precisamos acessar recursos imediatos do governo federal para socorrer Campo Grande”, disse o vereador.

Ainda conforme o parlamentar, o problema mais grave enfrentado pela Capital atualmente é financeiro, o que justificaria a necessidade de uma medida mais enérgica por parte da prefeitura. “A Câmara está à disposição para votar e declarar a calamidade, se for preciso. Não precisamos esperar mais”, reforçou.

A declaração de Papy foi dada no mesmo dia em que a prefeita Adriane Lopes (PP) reuniu secretários e vereadores na sede da Defesa Civil para definir ações emergenciais. Campo Grande enfrenta um quadro crítico desde a quinta-feira (24), com previsão de mais chuva para o fim de semana.

Durante a reunião, Adriane informou que o município já identificou 118 pontos de alagamento e registrou 328 solicitações para retirada de galhos e árvores caídas. As regiões mais afetadas incluem os bairros Rachid Neder, Bosque das Araras, Los Angeles, Noroeste e Mascarenhas de Moraes.

Câmara defende decreto de emergência para Capital, diz presidente Papy
Cratera aberta no bairro Chácara dos Poderes (Foto: Osmar Veiga)

Na Chácara dos Poderes, onde a erosão ameaça comprometer ruas inteiras, a prefeitura, em parceria com a Defesa Civil e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), anunciou a criação de desvios para minimizar riscos.

A prefeita destacou que, apenas nesta sexta-feira, 35 equipes atuaram nas áreas críticas. “A chuva veio além do previsto. Só ontem, foram 75 milímetros. O acumulado desde a Páscoa já é equivalente a todo o mês”, explicou Adriane.

O coordenador da Defesa Civil, Enéas Netto, reforçou o alerta de risco para a cidade e orientou a população a reportar ocorrências pelos telefones 156 e 199.

Medida emergencial pode destravar recursos - Para decretar estado de emergência ou calamidade, a prefeitura precisa apresentar documentação técnica que comprove a situação de risco e os danos materiais. Caso aprovado, o decreto permitirá que a administração municipal solicite apoio financeiro direto da União, acelerando a execução de obras de recuperação.

 “Se chegarmos à conclusão de que é a melhor medida, a Câmara vota imediatamente”, finalizou Papy.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias