ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Campo Grande cria "Ronda Segura" para coibir onda de furtos em lojas do Centro

A ideia é intensificar, organizar e priorizar o patrulhamento da Guarda Civil

Por Izabela Cavalcanti | 05/09/2025 10:18
Campo Grande cria "Ronda Segura" para coibir onda de furtos em lojas do Centro
Guardas Civis Metropolitanos andando no Centro de Campo Grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A Prefeitura de Campo Grande instituiu o Programa “Ronda Segura”, com o objetivo de dar mais segurança para os comerciantes do Centro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande lança programa "Ronda Segura" para reforçar a segurança no Centro da cidade. A iniciativa, uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Segurança, visa intensificar as rondas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e prevenir crimes contra o comércio local. Um cadastro municipal reunirá informações de empresários sobre pontos e horários de maior vulnerabilidade, auxiliando no planejamento das ações. O programa contará com cerca de 12 viaturas e 30 guardas municipais. A "Ronda Segura" surge após reclamações de comerciantes sobre furtos e a presença de moradores de rua na região central. A Polícia Militar já havia alertado para a situação, estimando cerca de 2,5 mil pessoas em situação de rua no Centro, enquanto dados oficiais apontam para 1.097 em toda a cidade.

A resolução conjunta entre a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Sesdes (Secretaria Municipal Especial de Segurança e Defesa Social) foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (05).

O programa é voltado à intensificação, organização e priorização das rondas da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para prevenir e reduzir as ocorrências de furto.

A publicação informa também que novas regiões prioritárias poderão ser incluídas no programa mediante resolução da Sesdes.

O programa “Ronda Segura” terá como ferramenta de planejamento e priorização um Cadastro Municipal de Empresários Participantes. Deverão ser informados dados de identificação e localização do estabelecimento, períodos e pontos de maior vulnerabilidade, conforme percepção do empresário.

As informações do cadastro terão uso restrito à gestão operacional do programa, observada a legislação que disciplina a proteção de dados pessoais.

O secretário especial de segurança, Anderson Gonzaga, informou ao Campo Grande News que já tem o cronograma de fiscalização, mas que não pode ser divulgado.

“Para combater o furto e o roubo, temos de fiscalizar esses locais de recebimento de materiais metálicos. Vamos reforçar a segurança na área central com viaturas e operações que poderão ocorrer durante o dia e também de madrugada. Já detectamos alguns locais que funcionam na madrugada”, disse.

Ainda de acordo com ele, para o programa serão disponibilizadas, em média, 12 viaturas com 30 servidores atuando.

Não é de hoje que o Campo Grande News noticia sobre a insatisfação dos comerciantes com a situação do Centro. Com frequência, empresários têm reclamado de furtos e de andarilhos em frente das lojas.

Durante reunião organizada pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) com moradores e comerciantes do Centro, em junho, a Polícia Militar alertou para a possibilidade de "colapso", com 2,5 mil andarilhos no Centro.

A quantidade é maior do que a apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com base no CadÚnico (Cadastro Único) e no Observatório Brasileiro de Políticas Públicas, que apontam oficialmente 1.097 pessoas em situação de rua em toda a cidade.

Nesta sexta-feira, às 15h, lojistas da Rua José Antônio vão fazer manifestação contra a onda de furtos e a falta de segurança no Centro. O ato acontece no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Joaquim Murtinho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.