Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica na segunda-feira
Imunização de cães e gatos bloqueia transmissão da raiva, vírus quase sempre letal
A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda-feira (4) em Campo Grande, com a expectativa de imunizar cerca de 180 mil animais em toda a cidade. A ação é coordenada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No total, 64 agentes de endemias, divididos em duplas, visitarão aproximadamente 300 mil imóveis para aplicar a vacina em cães e gatos. Caso os moradores não estejam em casa no momento da visita, será deixado um aviso com os horários em que a vacina pode ser aplicada diretamente na sede da CCZ.
- Leia Também
- Bebê de 1 ano é mordida por morcego, mas precisa de desespero?
- Morcegos com raiva em Campo Grande exigem atenção, não alarde, diz Sesau
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença viral que é quase sempre fatal tanto em animais quanto em humanos. Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, somente neste ano, nove morcegos com resultado positivo para raiva foram identificados em Campo Grande. "Daí a importância da vacinação dos animais domésticos", afirma.
Maria Aparecida explica ainda que cães e gatos tendem a interagir com morcegos quando os veem em situações incomuns, como caídos ao chão, dentro de casa ou com dificuldade de locomoção, e isso pode levar à contaminação.
Neste ano, a campanha prevê ainda dois “Dias D” com vacinação em pontos fixos e estratégicos da cidade, que serão divulgados mais próximo das datas definidas. Além disso, a vacina está disponível diariamente na sede da CCZ para tutores que desejarem levar os animais por conta própria. O lançamento oficial da campanha será realizado no Parque Tarsila do Amaral, às 8h da manhã, com a saída das equipes para o início da vacinação domiciliar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.