ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica na segunda-feira

Imunização de cães e gatos bloqueia transmissão da raiva, vírus quase sempre letal

Por Viviane Oliveira | 02/08/2025 19:56
Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica na segunda-feira
Agente de endemia aplicando a vacina em cachorro (Foto: divulgação) 

A campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda-feira (4) em Campo Grande, com a expectativa de imunizar cerca de 180 mil animais em toda a cidade. A ação é coordenada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na próxima segunda-feira (4). A meta é imunizar 180 mil animais com a aplicação da vacina em domicílio por 64 agentes de endemias. Moradores ausentes receberão aviso para vacinar seus animais na sede da CCZ.A vacinação é crucial para prevenir a raiva, doença viral letal para animais e humanos. Nove morcegos com raiva foram identificados na cidade este ano, reforçando a importância da campanha. Cães e gatos podem se contaminar ao interagir com morcegos em situações incomuns. Haverá "Dias D" com pontos fixos de vacinação, além da disponibilidade diária na CCZ. O lançamento oficial ocorre no Parque Tarsila do Amaral, às 8h de segunda.

No total, 64 agentes de endemias, divididos em duplas, visitarão aproximadamente 300 mil imóveis para aplicar a vacina em cães e gatos. Caso os moradores não estejam em casa no momento da visita, será deixado um aviso com os horários em que a vacina pode ser aplicada diretamente na sede da CCZ.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença viral que é quase sempre fatal tanto em animais quanto em humanos. Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, somente neste ano, nove morcegos com resultado positivo para raiva foram identificados em Campo Grande. "Daí a importância da vacinação dos animais domésticos", afirma.

Maria Aparecida explica ainda que cães e gatos tendem a interagir com morcegos quando os veem em situações incomuns, como caídos ao chão, dentro de casa ou com dificuldade de locomoção, e isso pode levar à contaminação.

Neste ano, a campanha prevê ainda dois “Dias D” com vacinação em pontos fixos e estratégicos da cidade, que serão divulgados mais próximo das datas definidas. Além disso, a vacina está disponível diariamente na sede da CCZ para tutores que desejarem levar os animais por conta própria. O lançamento oficial da campanha será realizado no Parque Tarsila do Amaral, às 8h da manhã, com a saída das equipes para o início da vacinação domiciliar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.