ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 11º

Capital

CCZ registra mais um caso de morcego com raiva, o 8º do ano

Animal, segundo o comunicado, apareceu na Vila Jacy, dentro do perímetro urbano

Por Gustavo Bonotto | 01/07/2025 14:58
CCZ registra mais um caso de morcego com raiva, o 8º do ano
Três morcegos coletados pelo CCZ, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Sesau)

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou, nesta segunda-feira (30), oitavo caso de raiva em morcegos do ano em Campo Grande. O animal, segundo o comunicado, apareceu na Vila Jacy, dentro do perímetro urbano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande registra o oitavo caso de raiva em morcegos neste ano. O animal foi encontrado na Vila Jacy, dentro da área urbana, e recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após moradores alertarem o órgão. A veterinária do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha, informou que o aumento de casos já era previsto e que a população tem sido orientada sobre os procedimentos. O CCZ reforça a importância de não tocar em morcegos, vivos ou mortos. Em caso de encontro com o animal, a recomendação é cobri-lo com um balde ou pano e entrar em contato com o órgão imediatamente. O telefone geral é (67) 3313-5000. Há também números específicos para diferentes horários, visando agilizar o atendimento e garantir a segurança da população.

Diante do aparecimento, o morcego foi recolhido após moradores acionarem o órgão, que explicou que os casos ocorrem devido à circulação natural do vírus na espécie.

A orientação do CCZ é que a população não toque no animal em hipótese alguma. Caso encontre um morcego caído, vivo ou morto, é necessário cobri-lo com balde ou pano para evitar contato com pessoas e animais de estimação.

O informe foi acompanhado por uma mensagem da veterinária do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha. Apesar de essa ser a sexta confirmação, ela enfatizou que o aumento de casos já era previsto. “Não é motivo de muita preocupação porque isso já era esperado a partir do momento em que a população tem sido informada sobre o que fazer”, afirmou.

O penúltimo caso de morcego com raiva foi divulgado no dia 22 de abril, e o primeiro ocorreu no final do mês de janeiro. Esse primeiro animal foi encontrado no Bairro São Francisco.

O órgão realiza o recolhimento e encaminha os animais para análise laboratorial. O telefone geral para contato é (67) 3313-5000. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelos números (67) 2020-1801 ou (67) 2020-1789, e das 17h às 21h, além de sábados, domingos e feriados das 6h às 22h, pelo (67) 2020-1794.

Em caso de suspeita, a recomendação é acionar o serviço o mais rápido possível para reduzir riscos à saúde pública.

O que fazer - Para proteger a família e animais de estimação, é fundamental saber como agir caso você encontre um morcego fora do comum. Se deparar com um morcego caído (vivo ou morto, a qualquer hora do dia ou da noite) ou dentro de sua residência:

  • Não toque no morcego em hipótese alguma.
  • Com segurança, isole a área cobrindo o animal com um balde ou um pano. Isso impede que outros animais da casa se aproximem.
  • Ligue para a CCZ o mais rápido possível. Eles farão o recolhimento do morcego e o encaminharão para análise laboratorial.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias