Renaldo viralizou indo a boteco e com drink tesourinha para lésbicas
Jornalista furou bolha instagramável, para mostrar que a alegria também acontece longe dos bares “fitas"
Renaldo Souza, ou Renaldo Carioca, furou a bolha instagramável para mostrar que a alegria também acontece longe do luxo e dos bares “fitas”. Foi nas cadeiras de plástico, nos balcões simples e rústicos que ele ganhou a internet. O jornalista passeia conhecendo bares no interior, conta histórias e brinda com quem estiver lá.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O jornalista Renaldo Souza, conhecido como Renaldo Carioca, conquistou popularidade nas redes sociais ao mostrar a autenticidade dos bares simples e populares, contrastando com o ambiente luxuoso geralmente retratado no Instagram. Seus vídeos documentam visitas a estabelecimentos do interior, onde compartilha histórias e momentos com frequentadores locais. Além de explorar botecos tradicionais em Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, Renaldo também cria drinks temáticos para datas comemorativas. Entre suas criações mais populares está a "Tesourinha de Pêssego", elaborada para o Dia da Visibilidade Lésbica, e o "Tereré Etílico", em homenagem ao aniversário de Campo Grande.
Ao Lado B, ele comenta que tudo começou como um hobby, sem pretensão, mas que, aos poucos, foi ganhando espaço no coração e agradando as poucas pessoas que assistiam. Diante do cenário favorável, abriu a conta do Instagram, que até então era privada, e começou a postar os vídeos. O resultado foi inesperado: o conteúdo bombou.
“Começou um pouco de crítica social também. O Instagram é muito gourmetizado. É muito artificial. Você abre e acaba sendo uma disputa de egos, de quem está no ambiente mais luxuoso, com mais gente bonita em volta, pagando a bebida mais cara. Eu pensei em mostrar um pouquinho da realidade, um pouquinho da alegria, da leveza nas coisas simples do dia a dia que as pessoas passam e às vezes não notam. Sempre gostei de beber. Minha ideia é justamente jogar um pouco de holofote nos botecos raízes, mais humildes”.
Morando em Ribas do Rio Pardo, o jornalista divide o tempo entre a cidade e a Capital. Os vídeos são gravados tanto lá quanto em Campo Grande. Segundo ele, o retorno tem sido positivo. Os donos dos botecos agradecem a paciência, o tempo e a disposição para mostrar o dia a dia deles, mesmo que em alguns minutos.
Depois dos bares, Renaldo resolveu fazer drinks em datas comemorativas. Um dos vídeos mais comentados é o do drink Tesourinha de Pêssego, feito para o Dia da Visibilidade Lésbica. Com humor que não ofende, ele arrancou risadas do público e despertou a vontade de experimentar a bebida feita de vodka, pêssego, refrigerante de limão e gelo. A banana também aparece na lista, mas, para entender, é preciso assistir ao vídeo.
“A Tesourinha, por enquanto, foi a que a galera mais gostou. Os drinks foram mais uma ideia da minha cabeça. Não sou barman e estou longe de ter o conhecimento ou a técnica dessa galera que eu tanto admiro, mas é um jeito de misturar algumas coisas mais simples para tentar fazer uma bebida bacana, ao mesmo tempo em que mando um alô para brincar e, humildemente, homenagear as profissões e atividades dos amigos que me acompanham”.
Na lista de drinks, até o tereré não passou batido. Com uma dose de cachaça branca, suco de limão, mel, hortelã e a erva, Renaldo comemorou o aniversário de Campo Grande, em agosto.
“O objetivo é ir além da bolha mesmo. Eu dou uma pesquisada sobre os homenageados das datas e tento encontrar alguns pontos para associar. Isso vale para o texto e também para os ingredientes. Aí entra um pouco do meu humilde improviso e, normalmente, a galera gosta. Eu queria fazer algo que levasse tereré. Cheguei no Tereré Etílico e ficou bem gostoso”.
Para ele, cada bar é um santuário com histórias, lendas e personagens. “É uma felicidade tanto visitar algum que eu já conheça para abraçar o dono e tomar umas com os amigos quanto ter a honra de conhecer um local novo e construir mais memórias e amizades. A beleza que eu tento passar não está na estética, mas no acolhimento".
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.