ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Decisão suspende seleção para assistente educacional inclusivo

Medida atende a mandado de segurança impetrado pela associação de pais e responsáveis de pessoas autistas

Por Lucia Morel | 12/01/2026 18:34
Decisão suspende seleção para assistente educacional inclusivo
Assistente de educação especial em sala de aula em 2022. (Foto: PMCG)

Decisão do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, suspendeu o processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande para a formação de cadastro de reserva de AEI (Assistente Educacional Inclusivo), lançado em agosto do ano passado. A medida atende a mandado de segurança impetrado pelo PRO D TEA (Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça suspendeu o processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande para formação de cadastro reserva de Assistente Educacional Inclusivo (AEI). A decisão foi tomada pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, atendendo mandado de segurança da Associação PRO D TEA. O magistrado considerou que já existe um processo seletivo válido para função semelhante, realizado em março do ano passado, com candidatos aprovados aguardando convocação. A abertura de nova seleção foi considerada desnecessária e prejudicial ao atendimento educacional especializado das crianças com deficiência na rede municipal.

Na ação, a entidade sustentou que um processo seletivo anterior, realizado em março do ano passado, já previa contratações e chegou a convocar profissionais para função semelhante, a de APE (Auxiliares Pedagógicos Especializados). Conforme a petição e o entendimento do magistrado, ambas as funções possuem as mesmas atribuições “perante o público da educação especial”.

Para o juiz, a abertura de uma nova seleção configura “frontal violação aos princípios constitucionais” e pode resultar em “prejuízo irreparável aos alunos com deficiência matriculados na REME (Rede Municipal de Ensino)”. Ele destacou ainda que o primeiro chamamento tem validade de dois anos e meio, estando em vigor, com candidatos aprovados aguardando convocação.

Na decisão, Corrêa afirmou que “mostra-se a princípio descabida e contraproducente a deflagração de outro processo seletivo para seleção de novos candidatos para exercerem basicamente as mesmas atribuições”. Também considerou que o processo iniciado em agosto de 2025 “mostra-se aparentemente desnecessário diante do cadastro reserva anteriormente formado”.

Ao determinar a suspensão, o magistrado ponderou ainda que a manutenção da seleção para Assistente Educacional Inclusivo “pode pôr em risco o direito ao atendimento educacional especializado assegurado às crianças portadoras de deficiência”, diante da demora natural na conclusão de um novo processo seletivo e da possível interrupção do atendimento a esse público específico.

A reportagem aguarda posicionamento da prefeitura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.