Em Campo Grande, emprego e qualidade de vida atraem estrangeiros
Em 2023, um total de 267 estrangeiros foram contratados para vagas na Capital por meio da Funsat
Com empregos disponíveis em diversos setores, Campo Grande ter se tornado uma cidade cada vez mais atrativa para estrangeiros que querem recomeçar. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, em 2023, um total de 267 estrangeiros foram contratados na cidade por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho).
Desse total, 192 são venezuelanos, o que evidencia a crescente atração da cidade para essa comunidade. Somente no mês de agosto, 52 estrangeiros foram contratados, com 45 deles sendo de nacionalidade venezuelana.
Uma delas é Ylenis del Valle Rodriguez Camaray, recém-chegada a Campo Grande, que veio buscar emprego e atendimento médico para seu filho. “Vim pelo trabalho e por ter médicos especialistas para o meu filho. Ele tem necessidades especiais e aqui tenho muitas oportunidades para sua condição, tanto em relação à educação quanto à saúde. Aqui eu já consegui o encaminhamento para o neurologista, tudo no sistema público, não paguei nada”, relata.
Ylenis acredita que o tratamento recebido seria impossível na Venezuela, e seu filho demonstrou progresso significativo desde que chegou à cidade. “Ele tem progredido muito aqui e já diz até que quer trabalhar”.
A venezuelana Ana Karina Reyes Amarista é também uma das pessoas que escolheu Campo Grande. Segundo ela, a recomendação foi feita por sua irmã, que já estava na cidade e assegurou que aqui encontraria emprego e uma melhor qualidade de vida.
“Encontrei algumas dificuldades quando cheguei, era frio tive que me acostumar. Aos poucos melhorou e consegui um emprego no Comper [supermercado]. Já são dez meses e estou muito feliz no meu trabalho”, diz.
Oportunidades - Campo Grande tem oferecido uma série de oportunidades de emprego, com a Prefeitura disponibilizando centenas de vagas regularmente. Nesta semana, foram ofertadas 2.722 vagas de emprego em apenas um dia.
Os índices de emprego na cidade se mantêm positivos, mesmo após o período pandêmico. Em 2021, a cidade bateu recordes na geração de empregos formais, com mais de 13.500 postos de trabalho criados, e continuou a manter números positivos em 2022.
No mês de agosto de 2023, a cidade gerou 921 novos postos de trabalho com carteira assinada, com destaques para os setores de serviços e comércio. A indústria também contribuiu com a criação de novas vagas, enquanto o setor de construção teve um pequeno decréscimo no emprego.
De acordo com a PNAD/Contínua do segundo trimestre de 2023 divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Campo Grande se classificou em primeiro lugar entre as 27 capitais do Brasil com a menor taxa de desemprego pelo segundo trimestre consecutivo, com uma taxa de desocupação de 3,0%, muito abaixo da média nacional de 8,0% no mesmo período e abaixo da média de MS, que é de 4,1%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.