Grupo Pereira lança universidade com foco em formação de jovens e colaboradores
Projeto pioneiro vai beneficiar 23 mil pessoas, oferece 400 vagas em curso teórico e prático gratuito
O Grupo Pereira, responsável por redes como Fort Atacadista, Comper e Bate Forte, acaba de lançar oficialmente sua UGP (Universidade Corporativa Grupo Pereira), uma iniciativa que unifica ações de capacitação e amplia a formação de colaboradores e jovens da comunidade. O novo modelo educacional pretende atingir mais de 23 mil pessoas e já estreia com 400 vagas abertas para a Escola do Varejo, curso gratuito destinado a filhos de colaboradores com idade entre 16 e 24 anos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Grupo Pereira, detentor das redes Fort Atacadista, Comper e Bate Forte, lançou oficialmente a Universidade Corporativa Grupo Pereira (UGP), iniciativa que unifica ações de capacitação para colaboradores e jovens da comunidade. O projeto pretende alcançar mais de 23 mil pessoas e já disponibiliza 400 vagas gratuitas para a Escola do Varejo. A universidade corporativa baseia-se em três pilares: capacitação interna, formação comunitária e parcerias com instituições renomadas, como o SENAC. O programa inclui nove módulos teóricos e práticos, focados no varejo e na metodologia de negócios do grupo, oferecendo oportunidades reais de crescimento profissional.
A UGP se baseia em três pilares: capacitação interna, formação para a comunidade e fortalecimento de parcerias com instituições renomadas. Segundo Camila Lima, coordenadora da universidade, o projeto não apenas reformula as ações de treinamento do grupo, como também abre oportunidades reais de crescimento para os jovens.
“A gente já tinha várias iniciativas de capacitação e desenvolvimento. A UGP vem com uma nova estratégia, deixando isso mais aderente à necessidade dos nossos negócios”, afirmou Camila. “Vamos ofertar uma capacitação gratuita para os filhos dos nossos colaboradores, com foco no varejo e no nosso jeito de fazer negócio”, concluiu.
A Escola do Varejo conta com nove módulos, divididos entre conteúdos teóricos, oferecidos por meio da plataforma do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e práticos, aplicados diretamente nas unidades do Grupo Pereira. A parceria com o Senac, uma das mais respeitadas instituições de ensino profissional do país, foi destacada por Camila como essencial para garantir a qualidade da formação.
“O Senac é um grande parceiro. Por ser uma instituição de ensino renomada e com experiência em capacitação de jovens, ele se encaixa perfeitamente na nossa proposta de formar talentos para integrar o nosso negócio.”

O empresário Beto Pereira, idealizador do Grupo Pereira, reforçou que a universidade corporativa vem para consolidar as diversas ações já existentes em um só ambiente, criando um ecossistema de desenvolvimento contínuo.
“Tínhamos muitas iniciativas na formação dos nossos colaboradores, centenas de cursos. Agora estamos unificando tudo sob um guarda-chuva, com a UGP. É uma forma de tornar a educação um tema central dentro da empresa”, afirmou.
Segundo ele, ainda está em processo a mensuração do investimento total no projeto, mas a empresa já destinava valores significativos em capacitação e seguirá com aportes robustos. “Já havia uma empresa que investia milhares por ano e isso vai continuar. Agora, com a universidade, conseguimos direcionar melhor esse investimento.”

A diretora de Educação Profissional do Senac, Gilka Trevisan, celebrou a parceria e destacou o impacto da Escola do Varejo para os jovens. “Vai proporcionar a muitos jovens uma inserção prévia na formação profissional necessária para que conheçam o negócio dos supermercados. Eles vão vivenciar várias áreas e, depois, poderão ser encaminhados para contratação e carreira”.
O projeto também conta com apoio institucional da Prefeitura e da Câmara Municipal. O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou o impacto social da iniciativa. “Você movimenta a parte acadêmica da cidade e traz oportunidade para alunos com nível médio ou técnico. Isso resulta em um ser humano mais crítico, pensante e relevante para a sociedade”.
Já o vereador Ronilço Cruz (Podemos), conhecido como Ronilço Guerreiro, ressaltou o papel da educação na transformação de vidas. “Empregabilidade é capacitar. E o que precisamos hoje são pessoas qualificadas. Um curso como esse provoca não só capacitação profissional, mas também inteligência emocional, atendimento, o sonho das pessoas. E o sonho começa pela educação”.
O espaço físico da UGP ainda está em construção e ficará anexo a unidade Bate Forte da Avenida Frida Puxian, na Vila Santo Eugênio.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: