ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Moradores enfrentam longa fila para pagar habitação na Capital

Reclamação é de que não conseguem pagar, mesmo dentro do prazo da primeira parcela

Guilherme Correia e Beatriz Magalhães | 10/01/2022 12:11
Contribuintes reclamam de ficar sob o sol, nesta manhã, para fila de pagamento. (Foto: Direto das Ruas))
Contribuintes reclamam de ficar sob o sol, nesta manhã, para fila de pagamento. (Foto: Direto das Ruas))

Na manhã desta segunda-feira (10), último dia de pagamento da primeira parcela de loteamento da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) em Campo Grande, moradores formaram fila em prédio do órgão para efetuar o pagamento e reclamam de falta de organização.

Por volta das 11h30, quando a equipe de reportagem chegou no local, havia cerca de 30 pessoas do lado de fora, sob a luz do sol e sem distanciamento social, incluindo idosos e crianças acompanhadas.

José reclama da demora na fila para fazer o pagamento. (Foto: Marcos Maluf)
José reclama da demora na fila para fazer o pagamento. (Foto: Marcos Maluf)

O auxiliar de serviços gerais José França, de 59 anos, relata que a fila estava bem grande quando chegou, por volta das 8h. “Não consigo pagar pelo banco, tenho que esperar 24 horas para a emissão do boleto, que é emitido aqui, para conseguir pagar na lotérica. O vencimento para pagar termina hoje e se não pagar, não tem desconto.”

O vigilante Ataliba Trela, de 64 anos, mora na zona rural de Campo Grande e estava no local desde às 9h, para pagar o imposto dele e de outros vizinhos que não conseguem se deslocar até a cidade. Ele esperou na fila e quando chegou sua vez, descobriu que precisava pegar uma senha e teve de retornar ao final novamente.

Ataliba reclama que teve de voltar ao final da fila, pois não sabia que precisava de senha. (Foto: Marcos Maluf)
Ataliba reclama que teve de voltar ao final da fila, pois não sabia que precisava de senha. (Foto: Marcos Maluf)

Todo ano é a mesma espera, a mesma confusão para poder fazer o pagamento do boleto, e só consigo pagar aqui.”

Adeilton da Rocha, de 38 anos, que trabalha em um sítio, conta que emitiu boleto na sexta-feira (7) e, passadas as 24 horas solicitadas pela Amhasf, não conseguiu pagar no sábado (8). “Não tem como pagar pelo banco sem fazer o pagamento da primeira parcela, só quando você faz a primeira parcela, o banco libera do pagamento das demais parcelas, por meio do aplicativo.”

Adeilton tenta pagar o loteamento há três dias. (Foto: Marcos Maluf)
Adeilton tenta pagar o loteamento há três dias. (Foto: Marcos Maluf)

Segundo ele, foi dito que o primeiro pagamento tem de ser feito no órgão público, mas não houve aviso prévio. “O vencimento da primeira parcela é hoje e se não pagar hoje, perde o desconto. O negócio não é nem perder o desconto, mas eles fazem esperar, sendo que a pessoa quer pagar e tem o dinheiro para pagar."

A reportagem solicitou à Amhasf uma nota sobre as reclamações citadas, que respondeu, por meio de nota, que a situação já se encontra normalizada.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários esclarece que, devido ao grande fluxo de emissões de boletos próximos às datas de vencimento, ocorreu um atraso no envio das informações para o sistema informatizado. É recorrente a situação em que mutuários deixam para pagar as prestações no dia do vencimento, o que causou a aglomeração na manhã desta segunda-feira (10), entretanto, a situação já foi normalizada. 

A Amhasf está providenciando tenda e mais cadeiras para este atendimento atípico ao longo da semana. Ressalta-se que os mutuários que não conseguiram pagar os boletos devido à falha sistêmica, não serão prejudicados e serão mantidos os descontos de juros e multas, conforme a situação contratual.

Direto das Ruas - A história chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

(*) matéria editada às 16h17 para acréscimo de resposta da Amhasf.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias