Mutirão de 3 dias oferecerá exames gratuitos de mamografia e papanicolau
Atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h, em frente ao Pátio Central Shopping
Na próxima semana, de terça-feira (6) a quinta-feira (8), o Pátio Central Shopping, em parceria com o Hospital do Amor, oferecerá exames preventivos gratuitos de mamografia e papanicolau para mulheres de Campo Grande.
Segundo a organização do mutirão, o atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h, em frente ao Pátio Central Shopping, localizado na Rua Marechal Rondon, 1380, no Centro de Campo Grande.
A ação tem como objetivo promover a prevenção e o cuidado com a saúde feminina, oferecendo exames essenciais para a detecção precoce de doenças. Estarão disponíveis exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e de papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos.
As interessadas devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento será realizado por ordem de chegada.
Como são feitos os exames?- A mamografia é um exame de raio-X realizado para detectar sinais precoces de câncer de mama. A paciente fica de pé em frente a um mamógrafo, com a mama posicionada entre duas placas, sendo comprimida brevemente para gerar imagens mais claras. O exame utiliza radiação de baixa dose para captar imagens em diferentes ângulos.
Embora indolor, a compressão pode ser desconfortável. A mamografia digital é a principal ferramenta para rastreamento e investigação de câncer de mama, com a vantagem de armazenar as imagens digitalmente. O exame dura entre 15 e 25 minutos, sem necessidade de jejum, mas é recomendado evitar desodorantes ou talcos nas mamas.
Já o papanicolau é um exame preventivo fundamental para detectar alterações no colo do útero, incluindo sinais de HPV (Papilomavírus Humano) e outras doenças sexualmente transmissíveis. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, e o médico observa a vulva, vagina e coleta amostras do colo do útero para análise.
Para garantir a precisão do exame, é aconselhável evitar relações sexuais, duchas ou medicamentos vaginais dois dias antes do procedimento, além de não estar menstruada.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.