Mutirão de prevenção ao câncer de pele será realizado no sábado
Serão realizadas consultas e biopsias, sem necessidade de agendamento prévio
Pessoas com lesão suspeita de câncer de pele poderão se consultar gratuitamente, e sem agendamento, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ação será realizada no sábado (7), entre 9h e 15h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, realizará um mutirão gratuito e sem agendamento para avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele no dia 07 de dezembro, das 9h às 15h. Serão oferecidas consultas, biopsias, crioterapia e cirurgias, além de orientações sobre prevenção. Qualquer pessoa residente na região atendida pelo hospital pode participar, independente da idade. Pacientes que necessitarem de acompanhamento pelo SUS serão encaminhados. A ação faz parte do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele, doença com alta incidência no Brasil, segundo o INCA.
Serão realizadas consultas e biopsias, sem necessidade de agendamento prévio, além de crioterapia e as cirurgias. No ano passado, foram mais de 500 atendimentos.
Serão dadas orientações gerais sobre a prevenção do câncer de pele, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar, além de roupas com fotoproteção, chapéu e óculos.
Conforme explica a preceptora voluntária do ambulatório de neoplasia cutânea/câncer de pele, Heloide Marcelino, qualquer pessoa, sem restrição de idade, que resida na região de atendimento do hospital e necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar o Ambulatório de Dermatologia (que fica no Ambulatório Geral), localizado na Avenida Senador Filinto Muller, n° 355 - Vila Ipiranga.
Além disso, os pacientes que passarem pelo atendimento no mutirão e necessitarem de acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) serão encaminhados pelos atendentes.
A campanha de prevenção do câncer de pele acontece em dezembro, todos os anos, e é intitulada como “Dezembro Laranja”, mês em que predomina o verão e muito sol.
Caso alguma pinta ou mancha apresente assimetria, borda irregular, cor com dois tons ou mais, dimensão superior a 5 mm e evolução, é necessário procurar atendimento médico, como também nos casos de lesões em crescimento e feridas ou espinhas, que não cicatrizam.
De acordo com estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.
O câncer de pele não melanoma é o câncer mais comum no Brasil (31,3% do total de casos); em seguida está o câncer de mama feminina (10,5%); de próstata (10,2%); cólon e reto (6,5%); pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.