ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Operação percorre 13 estabelecimentos contra comércio ilegal de cobre

A operação integra o planejamento estratégico da Guarda Civil Metropolitana este ano

Por Silvia Frias | 31/01/2026 11:09
Operação percorre 13 estabelecimentos contra comércio ilegal de cobre
Equipes concentraram ação em três regiões da cidade (Foto/Divulgação)

Treze estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis foram fiscalizados pela Guarda Civil Metropolitana durante a Operação Ferro-Velho, realizada entre os dias 29 e 30 de janeiro, em Campo Grande. As ações ocorreram nas regiões do Prosa, Centro e Anhanduizinho e tiveram como foco coibir a comercialização ilegal de materiais provenientes de furto ou roubo, principalmente fiação elétrica e cobre.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande realizou a Operação Ferro-Velho nos dias 29 e 30 de janeiro, fiscalizando 13 estabelecimentos de materiais recicláveis nas regiões do Prosa, Centro e Anhanduizinho. A ação mobilizou 36 guardas civis, nove viaturas e dez motocicletas, visando coibir o comércio ilegal de materiais furtados.A operação, que integra o planejamento estratégico da GCM para 2026, contou com apoio de diversos órgãos públicos e será intensificada ao longo do ano. Durante as fiscalizações, uma bicicleta sem identificação foi apreendida e encaminhada à DEPAC Cepol para investigação.

A operação integra o planejamento estratégico da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para 2026 e mobilizou 36 guardas civis metropolitanos, com apoio de nove viaturas de quatro rodas e dez motocicletas. Segundo a corporação, a escolha das regiões levou em conta áreas com maior incidência desse tipo de comércio.

Durante a fiscalização em um estabelecimento localizado na região central, os agentes encontraram uma bicicleta sem identificação de propriedade. O objeto foi recolhido e encaminhado à DEPAC Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada) para apuração da origem.

Operação percorre 13 estabelecimentos contra comércio ilegal de cobre
Ação será realizada durante o ano (Foto/Divlugação)

De acordo com o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, as operações voltadas a ferros-velhos são prioridade neste ano e devem ser intensificadas ao longo de 2026, alcançando todas as regiões da Capital.

A Operação Ferro-Velho contou com apoio da PC (Polícia Civil), da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), da Vigilância Sanitária, da Sefaz (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), além da concessionária de energia elétrica e de operadoras de telefonia e internet.




Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.