Pelo olhar de fotojornalista, Campo Grande News está na final de prêmio nacional
“Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia” foi o trabalho indicado para a final
O Campo Grande News foi indicado para a Etapa Nacional do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação será no dia 14 de dezembro em Brasília e 35 trabalhos foram indicados para as quatro categorias e premiações especiais. A reportagem “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, publicada em junho de 2022 foi o trabalho indicado na categoria ‘Fotojornalismo’.
O texto produzido pelo repórter Cleber Gellio e fotógrafo Marcos Maluf garimpou histórias de pessoas que consertam e montam artigos preciosos como ouro, prata e diamante. Os ouvires, como são chamados, ajudam a manter a tradição de joias feitas de forma manual em Campo Grande.
A matéria mistura relatos das fontes com o dos próprios jornalistas. Maluf inclusive relata que trabalhou como ourives para pagar a faculdade de jornalismo. O primeiro lugar foi o sexto prêmio do fotógrafo que está há três ano no Campo Grande News.
Além disso, as imagens complementam a narrativa, a descrição e detalham a produção e conserto de joias. Pelo olhar e imagens do fotojornalista, o Campo Grande News foi um dos vencedores da etapa estadual.
Ao todo, são sete prêmios nas categorias de texto, áudio, foto e vídeo, Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor, Jornalista Influenciador Digital, e o Grande Prêmio. Os vencedores, segundo o Sebrae, receberão instrumentos de trabalho, computadores, um smartphone e um troféu.
No contexto nacional, foram 1.141 inscrições. Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae recebeu 66 trabalhos. Maluf, disputará a Etapa Nacional contra os fotógrafos Luiz Ribeiro (MG), Antonio Carlos Mafalda (SC), Ricardo Oliveira (AM) e Itawi Albuquerque (AL).