ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Primavera chegou: saiba como conseguir mudas de graça na Capital

Diversas espécies cultivadas no viveiro municipal podem ser pedidas para plantar em casa

Por Cassia Modena | 26/09/2023 13:39
Preparo de muda no viveiro municipal (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Preparo de muda no viveiro municipal (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

A primavera chegou em 23 de setembro, inspirando muita gente a deixar a casa mais verde. Em Campo Grande, um serviço municipal permite fazer isso sem desembolsar nada. Você sabia?

Há um viveiro para atender essa demanda e também arborizar outros locais como praças e entornos de nascentes, por exemplo. No caso das residências, o morador precisa formalizar o pedido de muda à prefeitura.

Uma ficha é disponibilizada na gerência de arborização de prédio anexo à Central de Atendimento ao Cidadão da Capital para fazer esse tipo de solicitação. Além de preencher, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.

Como preencher - A espécie desejada para plantio deverá ser indicada no preenchimento. Pode ser qualquer espécie nativa catalogada pelo Município, frutífera ou não.

Berço de plantas no viveiro municipal de Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Berço de plantas no viveiro municipal de Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Exemplos são ipês de flores branca, amarela e roxa; pata de vaca; flamboyant mirim; jabuticaba; acerola; pitanga; romã; ipê mirim; e quaresmeira.

O interessado também terá que descrever o local onde pretende cultivá-la, seja na calçada ou no quintal. Para agilizar o trâmite do pedido, é necessário acrescentar as seguintes informações:

  • Largura da calçada do imóvel onde será plantada a muda da árvore ou tamanho do terreno;
  • Se a calçada está localizada no lado rede ou contra rede de energia;
  • Se existem na calçada ramais de telefonia e internet, orelhão, entre outros.

Análise - Técnicos da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) recebem os pedidos. Eles os analisam e confirmam a viabilidade da doação da muda pela prefeitura.

Em contato com o morador, vão avaliar ainda se a espécie tem porte compatível com o local onde se pretende plantar. Caso não tenha, o próprio profissional indicará uma outra planta ou um outro espaço para plantio.

Se for autorizada a doação, a secretaria entra em contato e agenda um dia para a retirada da muda na própria Central do Cidadão, onde a solicitação foi feita.

Onde fica - O local onde os pedidos são recebidos fica na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 2655, no Centro de Campo Grande. O atendimento ao público é das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Já o viveiro municipal se chama Flora do Cerrado e fica localizado no Bairro Jardim Pacaembu.

Mais informações e orientações são repassados pelo telefone 4042-1323 ramal 2743 e pelo e-mail gfav.semadur.pmcg@gmail.com.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias