Viaduto com investimento privado é inaugurado após 1 ano e meio de obras
Construção custou R$ 25 milhões e deve melhorar mobilidade em região com histórico de acidentes de trânsito
Após um ano e meio em obras, o Viaduto Jardim Veraneio foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (13), em Campo Grande. Ele está localizado sobre o anel viário, no trecho da BR-163 entre os quilômetros 484 e 485, e deverá ser liberado para tráfego no período da tarde.
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O Viaduto Jardim Veraneio foi inaugurado em Campo Grande, após um ano e meio de obras. Localizado sobre o anel viário da BR-163, entre os quilômetros 484 e 485, o empreendimento custou R$ 25 milhões e foi construído pela Plaenge como medida compensatória por seus empreendimentos na região. O projeto inclui quatro rampas de acesso, retornos, duas rotatórias, drenagem urbana, ciclovia e calçadas. A obra beneficiará mais de 80 mil moradores da região leste da cidade e visa reduzir acidentes no local, que era considerado um ponto crítico de tráfego.
O investimento total foi de R$ 25 milhões, da construtora Plaenge. A empresa fez a obra como medida compensatória de trânsito por erguer condomínios residenciais no Bairro Chácara dos Poderes, o que provocará o crescimento de um fluxo que já é grande.
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A prefeita Adriane Lopes (PP) acompanhou a inauguração e reconheceu que a região carecia de melhorias na mobilidade. "É uma obra de impacto gigantesco para mais de 80 mil moradores da região leste da cidade, que terão facilidade de ir e vir, diminuindo o número de acidentes e promovendo a mobilidade de forma moderna", falou.
Ela também destacou a parceria entre a prefeitura e a empresa. "O Município tem que trabalhar com parcerias público-privadas para o desenvolvimento da cidade. O investimento neste viaduto está trazendo benefícios para os moradores e para toda a população que vai utilizar com mais facilidade essa via, nessa região de Campo Grande que cresce todos os dias e que, com certeza, terá um salto após a entrega dessa obra", finalizou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, também acredita que a obra vai preservar vidas. "Diretamente. O viaduto, com certeza, vai diminuir muito o número de acidentes nesse ponto, que era um dos pontos críticos", disse.
Outro ponto crítico que conta com projeto de construção pela prefeitura fica próximo à Escola Funlec, segundo o secretário. "Está em discussão. Estamos tratando disso com a bancada federal e com o Governo do Estado, e acreditamos muito na possibilidade desse viaduto sair", falou.
O diretor do grupo Plaenge na Capital, Édison Holzmann, exaltou a possibilidade de negociar obras como essa como contrapartida, e não somente estruturas comunitárias. Ele comentou ainda sobre tudo o que foi necessário movimentar para construir o empreendimento na região. "Trabalhamos muitos anos e estamos muito felizes de ter conseguido todas as aprovações. Foram vários órgãos públicos envolvidos, tivemos contato com muitas concessionárias. Essa torre de telefonia é nova, a rede de alta tensão, as desapropriações. Foram desafios grandes, ainda mais em época de pandemia, quando era preciso aprovar o projeto em São Paulo e em Brasília. Estamos muito contentes hoje de ver isso se tornando realidade", concluiu.
Além do viaduto - O projeto inclui quatro rampas de acesso à rodovia, retornos sob o viaduto e duas rotatórias nos cruzamentos da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo com as ruas João Kussarev e Cruz de Malta.
Fora a estrutura viária, o conjunto de obras contempla drenagem urbana, alargamento de pista para acostamento, ciclovia e calçadas. A ciclovia, por sua vez, se conecta à da Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, criando uma rota integrada entre o Parque dos Poderes e a Avenida Afonso Pena.
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