Prefeitura quer trocar viaduto da Via Park por outro entre bairros e BR-163
Secretário defende que seria uma obra mais barata e mais urgente, diante de acidentes com mortes na região

Parte do valor da emenda parlamentar de R$ 110 milhões que a bancada federal vai destinar para a construção de viadutos em Campo Grande poderá ter destino diferente do previsto no início deste ano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande reavalia o destino de parte da emenda parlamentar de R$ 110 milhões destinada à construção de viadutos na cidade. Enquanto o viaduto na rotatória entre as avenidas Gury Marques e Senador Mendes Canale está confirmado, o segundo projeto pode ser alterado. O secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, defende a mudança do local inicialmente previsto, da rotatória entre as avenidas Nelly Martins e Mato Grosso, para o acesso ao Jardim Veraneio e Jardim Noroeste pela BR-163. A decisão final será tomada em conjunto com o Governo do Estado, responsável pelas licitações das obras.
Segundo disse hoje (15) o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, está confirmada a construção de um viaduto na rotatória entre a Avenida Gury Marques e a Avenida Senador Mendes Canale.
Quando o recurso foi anunciado, a previsão era que daria para construir outro viaduto na rotatória que liga a Avenida Nelly Martins e a Avenida Mato Grosso. Isso é o que ainda está em jogo e pode mudar, inclusive com a alteração do local.

Miglioli defende que seja trocada a localização para o acesso ao Jardim Veraneio e Jardim Noroeste pela BR-163. O principal motivo são os acidentes de trânsito fatais já registrados na região.
"O segundo, caso tenha disponibilidade financeira, é o que está sendo discutido. Eu defendo essa passagem por dois motivos: primeiro porque ali nós estamos vivendo uma situação extremamente complicada, pessoas estão morrendo, aquele cruzamento está muito perigoso. O outro é que ali na Via Park com a Mato Grosso, teria que ser uma obra mais complexa e mais cara", justifica o secretário.
Viaduto demanda obra adicional - Ele explica que, para se fazer um viaduto na Via Park, seria "obrigatório" fazer um alargamento da Avenida Mato Grosso até, no mínimo, a Avenida Ceará.
"Eu acredito que ela não cabe dentro desse orçamento da emenda de bancada cadastrada. Já na BR-163, é uma obra bem mais simples. Então, eu defendo pela necessidade e pelo [valor] da emenda que a gente opte pelo viaduto na BR-163", reforçou Miglioli.
Governo decide também - Não cabe apenas à Prefeitura de Campo Grande escolher onde a verba será gasta. Nesse caso, o Governo de Mato Grosso do Sul participa da decisão, já que é ele quem irá lançar as licitações para contratar as empresas que ficarão responsáveis pelas obras.
O Campo Grande News perguntou à assessoria de imprensa do governo estadual qual projeto de viaduto está mais inclinado a ir para frente, e aguarda retorno.
Guaicurus com Gunter Hans - O titular da Sisep adiantou que obra na ligação da Avenida Guaicurus com a Avenida Gunter Hans, que será executada pelo Estado à parte dos viadutos, está com o projeto executivo quase pronto. Ela também deverá contar com recursos de emenda parlamentar, que o secretário não detalhou.
A expectativa é entregá-lo ao Estado nos próximos meses, para que a licitação seja aberta.
"Ficou a cargo do Município entregar para o Governo do Estado o projeto executivo. Nós já estamos trabalhando para retomar o contrato", disse.
Em 2022, a Prefeitura de Campo Grande chegou a lançar licitação para contratar empresa interessada em executar a obra.
"Foi licitado lá atrás esse projeto, antes de eu chegar na Secretaria, ficou paralisado e agora com essa com esse cadastro da emenda, a gente está retomando o contrato", finalizou Miglioli.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.